Retrospectiva 2022: relembre o que foi destaque no Sou Agro em junho

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro | 2022, ano cheio de movimentação no mundo do agronegócio. O portal Sou Agro, esteve durante todos os dias trazendo às melhores informações para atualizar o produtor rural e aqueles que estão no agro. O ano está chegando ao fim, 2023 será um novo livro em branco para o setor, mas enquanto ainda estamos em 2022, a retrospectiva vai refrescar nossa memória sobre os fatos que mais chamaram atenção dos nossos agronautas.

Com base em nossos dados, escolhemos as três reportagens mais acessadas de cada mês para que a gente possa juntos relembrar as notícias que mais chamaram atenção no ano.

JUNHO

NOVO DEFENSIVO AGE COMO UMA VACINA CONTRA CIGARRINHA DO MILHO

A gente tem acompanhado que a cigarrinha do milho está tirando o sono dos produtores rurais. A praga gerou muitas perdas nas lavouras e por isso, está na lista de principais preocupações na agricultura. Inclusive, há pouco tempo, o Mapa aprovou um novo defensivo contra a cigarrinha. Em entrevista para a jornalista Débora Damasceno, do portal Sou Agro, a chefe da Divisão de Registro de Produtos Formulados do Ministério da Agricultura,  Tatiane Nascimento, disse que o novo produto vai funcionar como uma espécie de vacina contra a praga.

“Esse produto que foi registrado agora é mais uma alternativa biológica pra gente poder tentar combater a cigarrinha do milho. E ele não não tem a função de matar a cigarrinha, mas ele funciona provocando uma resistência à planta e com isso a planta vai conseguir se defender melhor contra os ataques da cigarrinha. Seria mais ou menos como se fosse quase que uma vacina, em que você  não vai estar matando o inseto, porém você faz com que a planta produza algumas substâncias e essas substâncias que ela produz, fazem com que ela se torne resistente aquela praga. A  gente tem visto que esse foi o primeiro assim que invoca a resistência a cigarrinha do milho, os outros eles tem a função de  combater a cigarrinha mesmo. E a gente sabe que o problema maior dos produtores não é de fato só o dano mecânico causado pela cigarrinha, são outras doenças que a cigarrinha transmite para o milho como vírus e algumas bactérias”, detalha Tatiane.

RELEMBRE:

Novo defensivo age como uma vacina contra cigarrinha do milho

 

CONHEÇA O PRODUTOR QUE VENCEU A CIGARRINHA E GARANTIU COLHEITA RECORDE DE MILHO

O produtor rural enfrenta muitas dificuldades diárias com as produções das lavouras, como se costuma dizer: trata-se de uma empresa a céu aberto e justamente por isso, as condições climáticas e as adversidades da natureza afetam diretamente no resultado final, seja qual for a cultura. No caso do milho, além das condições climáticas, tem a cigarrinha, uma praga que tirou o sono dos agricultores, principalmente nesta safra.

Mas se por um lado, muita produção foi destruída por essa praga, teve quem conseguiu vencer a cigarrinha e garantir uma safra recorde. É o caso do seo Adriano Vivian, com uma propriedade no Oeste do Paraná, ele utilizou novos métodos que resultaram em uma produção de 413 sacas por alqueire.

RELEMBRE:

Conheça o produtor que venceu a cigarrinha e garantiu colheita recorde de milho

“EMPRESAS SEGURADORAS FAZENDO GATO E SAPATO DOS PRODUTORES”, DIZ AGRICULTOR SOBRE ATRASO PARA RECEBER SEGURO RURAL

Seguro Rural é um programa que permite ao produtor a proteção contra perdas, principalmente causadas pelos fatores climáticos. A cobertura é para atividades agrícola e pecuária, o patrimônio do produtor rural, seus produtos, o crédito para comercialização desses produtos, além do seguro de vida dos produtores. Mas o que deveria ajudar os produtores tem gerado muita preocupação no setor. Como muitos tiveram grandes perdas causadas pelas adversidades climáticas, os relatos são de descaso e também do não pagamento dos contratos por parte das seguradoras.

RELEMBRE:

“Empresas seguradoras fazendo gato e sapato dos produtores”, diz agricultor sobre atraso para receber Seguro Rural

 

 

Confira AQUI a retrospectiva de janeiro

Confira AQUI a retrospectiva de fevereiro

Confira AQUI a retrospectiva de março

Confira AQUI a retrospectiva de abril

Confira AQUI a retrospectiva de maio

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas