Suplementação de aminoácido essencial proporciona vida mais saudável aos gatos

Emanuely
Emanuely

O distanciamento e o isolamento social durante a pandemia da Covid-19 tiveram grande influência na adoção de animais de companhia, que cresceu cerca de 50% segundo organizações não governamentais. “Indiscutivelmente, este momento proporcionou maior conscientização sobre a saúde e a nutrição dos pets”, destaca o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico da área de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

O especialista alerta, porém, que os cuidados com a alimentação do felino são sempre uma preocupação dos tutores. “Com seu perfil mais independente e paladar refinado, o felino exige uma alimentação mais saborosa e balanceada. Se em algum momento o tutor deixar de ter a atenção necessária, o resultado pode ser prejudicial ao animal”.

Por isso, Jaime Dias recomenda planejar a alimentação dos gatos. “Uma dieta bem elaborada, com alto valor nutricional, independente se industrializada ou natural é o principal fator para geração de qualidade de vida e para prolongar os anos de vida dos pets, nutrindo e prevenindo o aparecimento de diversas doenças. Animais que não recebem alimentação adequada podem sofrer com o desenvolvimento de importantes enfermidades, além do enfraquecimento do sistema imunológico”.

O organismo dos gatos, por exemplo, não produz L-lisina. Esse aminoácido é importante na síntese de proteínas, para a saúde dos ossos e formação de colágeno, além de ajudar na saúde imunológica melhorando a imunidade. “A deficiência de L-lisina, por ser um aminoácido essencial, pode trazer diversos prejuízos para a saúde do felino. Por isso, é importante que a alimentação dos pets contenha fontes adequadas do aminoácido para prevenir essas complicações”, salienta Jaime Dias.

Para solucionar esse problema, a Vetoquinol – que está completando 90 anos em 2023 – desenvolveu Enisyl-F, suplemento alimentar à base de L-lisina. “Este suplemento supre a necessidade do aminoácido. Tudo é feito de forma bem simples. Basta administrar diretamente na boca, no focinho ou na pata do animal para que ele possa lamber. Fácil, eficaz e sem estresse. Enisyl-F também pode ser adicionado no alimento do felino”, complementa o médico-veterinário.

Enisyl-F pode ser oferecido a filhotes e gatos adultos, seguindo orientações do médico-veterinário. Para facilitar a administração, o suplemento foi desenvolvido com sabor de peixe, tornando-se extremamente palatável para os felinos.

(Com Vetoquinol Saúde Animal)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas