Pets comem mais no inverno. Isso é verdade?

Emanuely
Emanuely

Com o inverno chegando os donos de pet se perguntam se é preciso dar mais comida aos animais, e a resposta é não.

Esse “mito alimentar” foi criado pelas pessoas que acreditam que comendo mais estarão produzindo mais energia e, com isso aumentando a temperatura corporal. Na verdade, o que vão conseguir é um aumento de peso e, consequentemente, a obesidade.

Segundo o Médico Veterinário, Pedro Soares, tem como oferecer alimentos extras desde que seja seguida algumas orientações. “O ideal é reduzir 10% a alimentação natural e oferecer alimentos extras, como por exemplo, os petiscos naturais. As frutas, legumes, carnes cozidas e claro, tudo com indicação, pois, há alimentos que são tóxicos para animais.” afirmou.

As principais dicas para o inverno são:

Roupas – Animais ativos, que fazem exercícios periódicos não precisam de roupas.

Banho e tosa – Novamente, para pets em bom estado de saúde e ativos, as tosas e banhos (em água morna e seque bem depois) podem ser mantidos. Já os mais velhinhos devem ser poupados de tosas muito baixas, deixando os aquecidos naturalmente.

Vacinas – Cuidado com as pneumonias, que são graves e colocam cães e gatos em risco. No inverno é comum a traqueobronquite infecciosa canina, caracterizada por tosses constantes, e  é contagiosa e muito grave para cães idosos. Siga rigorosamente o calendário de vacinas proposto pelo veterinário.

Calor excessivo – Aquecedores e lâmpadas podem ser perigosos para os pets, principalmente para os filhotes. Evite expor os animais a lâmpadas ou temperaturas excessivas. Os choques térmicos e variações bruscas de temperaturas são perigosas para humanos e animais.

Atividades físicas – Estimule os exercícios, mesmo nos dias mais frios. Dentro de casa, ofereça brinquedos e atividades. Fique de olho na alimentação, evitando sobrepeso e mantendo seu patudo ativo e feliz.

(Com petnut)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas