O frio chegou: saiba quais cuidados ter com seu pet nessa época do ano

Emanuely
Emanuely

O frio pode afetar nossos animais de estimação, mesmo os mais peludos. Além do desconforto, eles também ficam mais suscetíveis a doenças. Por isso, é muito importante ter cuidados redobrados com seu pet durante esse período. 

Cães e gatos sentem frio? 

Os animais de estimação sentem o mesmo que nós, humanos, em relação às mudanças de temperatura, mas isso varia de acordo com a raça e o ambiente. 

Os cães costumam ter temperatura corporal entre 37,8 e 39,2 °C e, em casos de temperaturas mais baixas, procuram maneiras de se aquecer, como deitar encolhidos ou junto com outros animais de estimação. 

Quanto mais pelo um cão ou gato tiver, melhor será sua proteção contra o frio. O pelo serve como um isolante térmico, ou seja, mantém a temperatura corporal do seu pet.

Animais de pelos longos e espessos, como o Husky Siberiano, Samoieda, Chow Chow e São Bernardo, lidam melhor com temperaturas mais frias. Por outro lado, cães e gatos com pouco ou nenhum pelo requerem atenção especial no inverno. 

Filhotes e pets idosos também precisam de cuidados extras em dias gelados, com mais cobertores e mantas, pois têm mais dificuldade em manter a temperatura corporal e, portanto, são mais sensíveis em temperaturas ambientais mais baixas, podendo levá-los a quadros de queda de imunidade, deixando-os mais suscetíveis a doenças. 

Como cuidar dos pets no inverno 

“Uma das dúvidas mais comuns é sobre o banho. Será que devo dar banho na mesma frequência? Pode manter a frequência normalmente. Porém, é preciso cuidar a respeito da tosa, pois, acaba tirando a proteção do pêlo e o pet precisa nesse período.” afirmou a Médica Veterinária, Jéssica Almeida.

“Outra questão é sobre as roupinhas. É preciso ter cuidado quanto ao tempo que o pet fica com a roupa, em animais de pêlos muitos grandes, acaba enrolando. A respeito do local onde vão dormir, é muito importante deixar um local bem quentinho e com muita coberta. E por fim, mas não menos importante, é sobre a vacinação. Imunize o seu pet”, acrescentou a Médica Veterinária.

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas