piscicultura

Tecnologia e novidades da piscicultura serão destaque na festa das Orquídeas e do Peixe

Débora Damasceno
Débora Damasceno
piscicultura

#souagro| Entre os dias 25 e 28 de agosto, a cidade de Maripá será o centro das atenções com a 22ª Festa das Orquídeas e do Peixe que vai ocorrer no Centro de Eventos. Uma tradição que reúne milhares de pessoas que são apaixonadas pelas orquídeas e também que querem conhecer as novidades para a piscicultura . Além é claro dos artesanatos e comidas deliciosas que estão no evento.

Para quem atua no ramo da piscicultura, a festa é uma grande vitrine de conhecimento, já que são apresentadas as últimas novidades do mercado. Além da Feira da Aquicultura com a participação de diversas empresas do setor, o Seminário Estadual da Piscicultura também vai atualizar as novidades do mercado. Afinal, o Paraná é o maior produtor de peixes do Brasil e Maripá tem contribuição nisso.

ASSISTA O VÍDEO: 

 

“Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura, a Peixe BR, o Brasil produz 841 mil toneladas de peixe de cultivo. Sendo que desse total, 63,3% foi de tilápia. E a região oeste do Paraná é a maior produtora de peixe do Brasil. Com destaques aí para os municípios de Nova Aurora, Palotina, Toledo, Assis que são o polo produtor de peixes aqui da nossa região oeste do Paraná. E se pegarmos Maripá sempre foi uma referência na produção de tilápia. No ano de 2015, nós fomos o primeiro lugar no ranking do estado em produção de peixe. Agora estamos em 5º lugar, perdendo para Nova Aurora, Palotina, Toledo e Assis. Mas assim, a vocação do nosso produtor aqui, o comprometimento sempre foi grande e também a questão da assistência técnica, tanto pelos órgãos estaduais e municipais foi de grande importância para alavancar a nossa produção no nosso município”, detalha Cleiton Manske, engenheiro de pesca e trabalho na Prefeitura Municipal de Maripá.

Para Cleiton, a produção de tilápias só não é maior em Maripá por conta de algumas limitações, mas que com ajuda da tecnologia isso pode mudar: “A nossa produção, ela é limitada, pois nós temos um limitante que é um recurso hídrico. Nós temos um potencial hídrico  muito menor e também uma área territorial menor comparada a outros municípios. Esse é um limitante para aumentar a nossa produção, pois nós não podemos mais aumentar a área, mas sim através de tecnologia, com parceria com as universidades, melhorar os índices de produção, aumentando o número de peixe de metro quadrado, consequentemente a produção final. Isso lógico, com tecnologias, né? Que tem que se ter junto pra conseguir aumentar essa produção”, explica Cleiton.

 

Por isso, o Seminário Estadual da Piscicultura é tão importante para quem atua no setor, para conhecer as novidades e até mesmo conseguir aumentar a produção com as tecnologias.

“No dia 26 de agosto nós teremos o 19° Seminário Estadual da Piscicultura, teremos três importantes palestras ligadas à atividade de aquicultura. A primeira seria então com o Geovane
estará relatando as inovações da aquicultura brasileira. A segunda palestra vamos abordar a parte de perspectivas, riscos e oportunidades na aquicultura. E a última palestra teremos o representante nacional da pesca que estará falando sobre as políticas públicas para o bom desenvolvimento da atividade. Então será no pavilhão Salão de Festas da Comunidade Católica. Estão todos convidados, profissionais da área de avicultura, empresários, piscicultores, agricultores, acadêmicos, estudantes e aquelas pessoas que ainda estejam afim de entrar com na área de atividades e piscicultura pra produzir peixes”, detalha Claiton.

 

 O investimento para participar do seminário é de R$ 85,00, incluso neste valor o coffee break, almoço à base de peixe e materiais diversos. A programação tem início às 8h com as inscrições e a entrega dos materiais, encerrando às 14h30 com a visita técnica à Feira da Aquicultura, logo após o almoço à base de peixe no Centro de Eventos.

A 22ª Festa das Orquídeas e do Peixe terá Exposição e Feira de Orquídeas, Feira da Aquicultura e a Feira da Indústria, Comércio, Artesanato e Sabores em todos os dias de feira.

“Para quem ainda tem alguma dúvida com relação a atividade de piscicultura ou aquicultura esse é o momento de vir para Maripá. De 25 a 28 de agosto para participarem da 22ª edição da Festa das Orquídeas e do Peixe e mais especificamente no dia 26 de agosto participar do  seminário estadual da piscicultura”, finaliza Cleiton.

Todos os detalhes sobre a festa você encontra AQUI.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

(Foto: Prefeitura de Maripá)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas