geadas

Frio intenso e formação de geadas, saiba como fica o tempo nos próximos dias

Débora Damasceno
Débora Damasceno
geadas

#souagro| Um inverno bem severo em pleno agosto não é algo comum, mas nos últimos tempos as mudanças climáticas estão surpreendendo até mesmo os meteorologistas e estudiosos do assunto. Bom, o fato é que nesta semana o frio já está presente no Sul do país, e a previsão é de que isso se intensifique, inclusive com chegada de neve e geadas em algumas regiões a partir desta sexta-feira (18).

VEJA O VÍDEO:

 

“Para esses próximos dias teremos uma situação bem diferente das condições do tempo que vem predominando ao longo da semana. Nesta quinta-feira ainda tem previsão de chuva para todas as regiões do estado. Mas a chuva avança muito rápido pois o sistema frontal começa a se deslocar já a partir da tarde em direção a São Paulo. No entanto, o destaque passa a ser um intenso resfriamento. Entre as porções oeste e sul do Paraná, teremos temperaturas bastante baixas já durante a tarde de quinta-feira. o resfriamento vai aumentando nas outras regiões paranaenses a partir do anoitecer”, detalha Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Como o frio começa a ficar ainda mais intenso a partir da tarde desta quinta, tudo indica que a geada e as temperaturas negativas também se concretizem nas próximas horas.

“Temperaturas bastante baixas na sexta-feira (19) inclusive com valores negativos nos termômetros no centro-sul do estado. No fim de semana também se mantém bastante gelado nas regiões paranaenses pois as temperaturas continuam baixas no amanhecer de sábado quanto de domingo, mas mesmo com presença de sol não esquenta muito ao longo do dia. Destaque também para o risco de formação de geadas, especialmente entre o sudoeste e centro-sul, Campos Gerais e parte da região metropolitana de Curitiba”, finaliza Lizandro.

 

 

PREOCUPAÇÃO COM O TRIGO

Uma preocupação que surge com essa possibilidade é sobre as lavouras de trigo, no Paraná por exemplo, de acordo com boletim do Deral divulgado nesta terça-feira (16), da área do trigo plantada 35% está em desenvolvimento vegetativo, 31% em floração e 28% em frutificação, além de 6% em maturação. Com 87% da lavoura em boas condições, 11% em condições médias e 2% em condições ruins.

O agrometeorologista Reginaldo Ferreira dá algumas explicações sobre o que pode ocorrer nesse estágio das lavouras de trigo caso ocorram geadas: ” Nós temos uma quantidade significativa de pessoas que podem ter um prejuízo um pouco maior, até porque o trigo foi cultivado em períodos diferentes, então você tem lavouras em formações diferentes. Aquela lavoura que está no estado reprodutivo, essa corre o risco relativamente muito grande. Não é comum a gente ter uma geada nesse período do ano que nós estamos”, detalha Reginaldo.

 

A preocupação é grande quando se fala em geadas nesta época do ano, segundo Reginaldo se isso se concretizar, as perdas podem ser grandes, principalmente nas lavouras de trigo.

“Nos últimos anos a metodologia tem surpreendido de forma muito significativa. Veja que nós tivemos o mês de julho muito quente e isso foi bom por um lado, que a gente viu flores pra tudo quanto é canto, mas agora essas flores brotaram e estão frutificando, virando frutos, semente e aí essas flores de modo geral seja ela de frutífera, plantas arbóreas ou relacionada também com  flores de cereais como por exemplo, cereais de inverno, essas flores correm risco muito grande nesse período de ser abortado ou de perder, porque a geada é muito efetiva nesse período reprodutivo e pode prejudicar muito a produção de grão. Então é um risco que nós corremos no Paraná como um todo, na região Sul da gente ter aí uma perda significativa em alguns locais, dependendo do estágio da cultura em função desta desta frente fria que está entrando e que pode ocorrer uma queda muito brusca com possibilidade de geada nas nossas regiões”, finaliza Reginaldo.

(Débora Damasceno/Sou Agro )

 

(Foto: Envato)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas