Mulher paranaense está entre as cinco personalidades da aquicultura no Brasil e concorre a “oscar” do setor

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Uma paranaense está entre as cinco personalidades da aquicultura brasileira e concorre ao “oscar” do setor. Ela é de Maringá e se chama Marilaine Del Pintor Sanches.

Marilaine era farmacêutica, trabalhou 33 anos no ramo e vendeu sua empresa. Depois, foi convidada a trabalhar na piscultura, em Maringá.

“Fui convidada pelo meu marido a trabalhar na piscicultura piracema de Maringá e com ele aprendi essa profissão. Começamos fazer criação de alevinos, depois mudamos a logística e hoje fazemos a engorda só de tilápia”, conta.

Como gosta muito de cozinhar, ela montou um livro de receitas à base de tilápia. “Comecei a fazer meus pratos e o pessoal começou a pedir as receitas. Eu tirava foto e escrevia à mão. Depois, começamos a digitar e aí surgiu a ideia do livro que tem distribuição gratuita, com o intuito de fomentar o consumo de tilápia e, desta forma, aumentar a produção”, afirma.

Logo depois, a paranaense foi indicada ao prêmio personalidade da aquicultura brasileira. Foram 600 pessoas indicadas e as cinco mais votadas vão concorrer à premiação que é considerada o oscar do setor. Marilaine, que é paranaense, está entre as cinco brasileiras neste pódio. A premiação será na Aquishow 2023, em São José do Rio Preto. “Pra mim já uma honra estar entre as cinco mulheres personalidades da aquicultura. Quero muito trazer esse troféu para Maringá, para o Paraná”, comemora.

“Foi o livro que me levou até esta premiação, por que as pessoas têm essa dificuldade de fazer receitas com tilápia. O primeiro livro levou ao segundo, e os dois foram um sucesso. Com isso, toda cadeia ganha”, complementa.

A Aquishow 2023 será realizada de 23 a 25 de maio e a premiação ocorre no primeiro dia do evento.

Sobre o prêmio

O Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura 2023 Aline Brun e Geraldo Bernardino é um reconhecimento à contribuição de pessoas, ao desenvolvimento e à consolidação da aquicultura no Brasil, que homenageia anualmente as melhores entregas obtidas pela ação direta e indireta dos inscritos. A escolha é feita por meio de votação NESTE LINK.

No site, a população pode votar até dia 11 de maio.

Produção de Tilápia no Paraná

Em 2022, o Paraná produziu 187 mil toneladas de tilápia, o que corresponde a um aumento de 3,2% em relação a 2021, quando foram produzidas 181 mil toneladas. Os dados estão em levantamento produzido e divulgado pela Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR).

O Paraná é, atualmente, o maior produtor de tilápias do país e a região Oeste do estado é a que mais concentra essa produção.

Confira a reportagem completa AQUI

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas