Farinhas de erva-mate e pinhão estão entre produtos paranaenses de destaque em feira

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Os produtos do Programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) foram destaque durante a Sial Food, maior feira de alimentos da América do Norte, em Toronto, Canadá, de 04 a 13 de maio.

Os itens foram expostos pela missão comercial da Invest Paraná, agência de negócios do Governo do Estado. Entre eles, as farinhas de pinhão e erva-mate desenvolvidas pela Embrapa Florestas, que foram usadas em receitas servidas no estande do Brasil na feira, com o objetivo de mostrar o potencial da erva-mate e do pinhão, produtos tipicamente paranaenses.

As farinhas foram produzidas no Laboratório de Tecnologia de Produtos Não Madeiráveis, da Embrapa Florestas, sob a responsabilidade da pesquisadora Cristiane Helm. Segundo a pesquisadora, foi uma oportunidade de divulgar a pesquisa desenvolvida na Embrapa Florestas com espécies nativas do sul do Brasil: “A araucária e a erva-mate são espécies florestais com qualidades nutricionais importantes para benefícios na saúde humana e mostrar esses produtos em uma feira internacional de alimentos, no Canadá, possibilita que outros países conheçam os potenciais benefícios, assim como novos produtos, que são as farinhas, desenvolvidos para agregar valor e a vida-de-prateleira. São alimentos da nossa biodiversidade”, destaca Helm.

A Chefe-Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Florestas, Edina Moresco, destaca: “Aceitamos o convite da InvestParaná para enviar amostras de farinhas que demonstram formas de agregar valor aos produtos atendidos pelo programa VRS. A participação dos produtos do VRS nessa feira no Canadá bota o protagonismo em quem merece, que é o pequeno produtor, o coletor de erva-mate e pinhão. Mostra a importância desses produtos para o Estado”.

O programa Vocações Regionais Sustentáveis, da Invest Paraná, incentiva o desenvolvimento econômico em áreas de preservação a partir da profissionalização e conquista de mercado, sem deixar de lado processos tradicionais de produção.

Doze produtos de oito pequenos empreendedores do VRS foram levados pela Invest Paraná na missão comercial, que junto com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) também assessorou outros empresários paranaenses do ramo alimentício a negociar diretamente com o varejo e indústria canadenses na Sial Food. A missão paranaense conta também com apoio do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (Mapa), que contratou uma chef de cozinha que preparou pratos com os ingredientes do VRS.

Além das farinhas, foram para o Canadá os seguintes produtos do VRS: chá mate da marca Maisha, de Bituruna; molhos e temperos de pimenta e erva-mate, além de farofa de banana da Tribal Pepper, de Guarapuava; sachês de chá solúvel de erva-mate da Triunfo Brasil, de São João do Triunfo; a tradicional bala de banana de Antonina, produzida pela indústria Soter; mate solúvel, tostado, a granel e em sachê da indústria Erva Mate Paraná, de Curitiba; geleias de frutos sazonais da Mata Atlântica da Conservas Rosana, de Morretes; palmito da Dom Henrique Conservas, também de Morretes.

(Com EMBRAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas