Exportação de uva ultrapassa 12 mil toneladas

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| A exportação de uva no Brasil ultrapassou 12 mil toneladas nos primeiros sete meses deste ano. Os dados são da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Foram 12,4 mil toneladas da fruta exportadas. Apesar da quantidade exportada estar acima da média, houve uma redução de 45% em comparação com o volume embarcado em 2021 no mesmo período.

 

Em receita, foram arrecadados em 2022 US$ 26,2 milhões. Segundo pesquisadores do Hortifruti/Cepea, o menor desempenho dos embarques nesse período já era esperado, considerando os impactos significativos do clima mais chuvoso na produção do Vale do São Francisco (PE/BA) – tanto em volume quanto em qualidade.

Apesar da diminuição significativa frente ao ano passado, as exportações da fruta seguem bastante acima da média para o período: considerando a média de 2010 a 2019, o volume embarcado cresceu 374% em 2022, e a receita, 327%.

 

Apenas no mês de julho deste ano, especificamente, o desempenho das exportações foi 85% menor que o do mês anterior, em termos de volume.

Para pesquisadores do Hortifruti/Cepea, esse cenário é justificado pela baixa disponibilidade de uvas brancas sem semente em praticamente todas as empresas embaladoras – a maioria delas está com estoques bastante reduzidos há algumas semanas. Neste mês de agosto, os envios podem continuar lentos, já que a oferta das variedades brancas sem semente continua baixa – a previsão é de aumento apenas a partir de setembro, quando ocorre a abertura da janela de exportação do segundo semestre.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Cepea)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas