ESPECIAIS

Conheça o projeto virtual que vai facilitar o trabalho de agricultores familiares

Compartilhar

#souagro| O projeto Hubtech da Agricultura Familiar trata do desenvolvimento de arranjos institucionais – Hubs Virtuais – como ferramentas que reúnem esforços de organizações públicas, privadas e não-governamentais, visando à criação de ambientes virtuais com informações consolidadas de diferentes instituições do Agro Brasileiro, para disponibilizar o conteúdo agropecuário relevante para os extensionistas, agricultores e outros públicos relacionados.

A publicação de autorização já foi feita por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/ Mapa) e está em vigor. O Projeto Hubtech, no âmbito do Programa Ater Digital do Mapa, tem entre os objetivos, sistematizar e disponibilizar tecnologias e conhecimentos das cadeias de valor e outras temáticas relacionadas a técnicos de extensão e produtores, para o fortalecimento da agricultura familiar, além de promover o uso de ferramentas digitais e/ou remotas para organizar e disponibilizar conhecimentos e informações atualizadas para a agricultura familiar em diferentes áreas.

 

O projeto visa ainda aproximar o universo acadêmico e a extensão rural às unidades produtivas, por meio do intercâmbio de conhecimento e de tecnologias, de forma a contribuir mutuamente para o crescimento do agronegócio.

Os Hubs Virtuais serão implementados por cadeia produtiva e por temas, sob demanda, cuja execução depende da necessidade local e/ou dos parceiros, seja do setor produtivo ou outros.

 

Todo o conteúdo – dados, cursos, materiais educativos, webinars, entre outros – será disponibilizado de forma contínua na plataforma e servirão de apoio para os Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na forma presencial e remota, aumentando a capilaridade das ações de Ater.

Atualmente, 27 Hubs Virtuais – em estruturação – estão sendo desenvolvidos em 11 estados (Goiás, Tocantins, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Piauí, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso) e no Distrito Federal.

 

No momento, o Projeto Hubtech conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A portaria publicada também permitirá a adesão de novos parceiros com maior celeridade.

Programa Ater Digital

O Programa Ater Digital tem como objetivo fortalecer e ampliar o Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural, por meio de um modelo inovador de governança, promovendo a ampla utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas ações desenvolvidas pelas empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e do agro brasileiro, ampliando o acesso dos agricultores a serviços modernos, ágeis e eficientes, aumentando a sua competitividade.

Mais informações sobre o Projeto Hubtech podem ser solicitadas junto ao Departamento de Desenvolvimento Comunitário (DDC) da SAF/ Mapa pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (61) 3276-4675/ 3276-4674.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro com Mapa)

 

(Foto: Mapa)

 

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.