Piscicultores recebem curso de assistência técnica no Sudoeste do PR

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Piscicultores de Pato Bragado, Sudoeste do Paraná, iniciaram nesta semana o 2º Módulo do Curso de Piscicultura Bragadense. A profissionalização é promovida pela Secretaria de Agricultura do Município e pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

O desenvolvimento do projeto ocorre por meio de convênio de Cooperação Técnica e Científica com o curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, Campus de Toledo.

 

No módulo inicial foi frisada a “Importância da produção voltada à indústria e seu planejamento”. Os produtores também aprenderam as seguintes abordagens: Piscicultura no Oeste do Paraná, definições da aquicultura, responsabilidade técnica e atuação profissional, principais marcos legais e problemas ambientais atuais, normas e procedimentos para realizar o licenciamento ambiental.

O curso contempla oito módulos, com término previsto no primeiro semestre de 2023. Pelo convênio também é prestada assistência técnica especializada nas propriedades.

 

As orientações são práticas e englobam a aferição do PH e temperatura da água, mapeamento, abertura de peixes para verificação de doenças, pesagem e como está a alimentação, além do esclarecimento de dúvidas referentes a quantidade de peixes no reservatório, peso, elaborada tabela para trato do animal, como lidar com as doenças e outros assuntos de interesse dos piscicultores para otimizar a produção.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com assessoria)

 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas