Pesquisa traz novas técnicas para melhorar produção de banana

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Uma pesquisa traz novas técnicas para melhorar a produção de banana. Com objetivo de gerar inovações e estratégias para redução de perdas na produção e pós-colheita da banana do tipo Terra a Embrapa Acre vai pesquisar, junto de agricultores familiares, novas técnicas para melhorar a qualidade da banana produzida no Acre.

Será testada a eficácia do óleo de andiroba e de copaíba para o controle da antracnose, além de outras aplicações para garantia de qualidade do produto. A antracnose é uma doença que se manifesta durante o transporte, armazenamento e maturação da fruta, assim, diminui a qualidade do produto e causa prejuízo para os agricultores.

 

A baixa qualidade na pós-colheita é considerado um dos principais problemas tecnológicos da bananicultura do estado.  O projeto “Inovações tecnológicas aplicadas a pós-colheita de banana d’angola como suporte à implantação do sistema de mitigação de risco para sigatoka-negra no Acre”  foi aprovado pelo Banco da Amazônia com duração de 36 meses, e será executado pela Embrapa Acre. “Esse projeto busca soluções efetivas e sustentáveis para reduzir as perdas e melhorar a qualidade da banana nesta etapa de produção”, afirma a pesquisadora da Embrapa Acre, Virgínia Álvares.

A bananicultura é uma das principais fontes de renda no estado. Apesar dos benefícios gerados, o setor enfrenta um grande problema na pós-colheita: a antracnose, doença causada pelo fungo Colletotrichum musae.

 

A Sigatoka-negra é outro obstáculo para a produção da bananicultura  mundial. A doença, causada por fungo afeta as folhas da bananeira, impede a fotossíntese e interfere  na produção. Onde não há controle da praga, a ação do fungo pode causar uma perda de até 100% do fruto.

A presença da doença e a ausência do Sistema de Mitigação de Risco  são fatores que inviabilizam a comercialização da banana para fora do Acre.

 

Bananicultura 

A banana é a principal fruteira no estado do Acre, com maior área cultivada, 7,12 mil hectares e 88,1 mil toneladas produzidas, representando o maior valor de produção dentre as culturas perenes do Estado, com R$ 60,3 milhões em 2019. Segundo o IBGE (2017), o Acre possui 8.363 estabelecimentos agropecuários com mais de 50 pés de banana plantados, sendo 87,5% destes considerados de agricultura familiar. Acrelândia é o município com maior produção de banana do estado, com 1.100 hectares de área colhida, em 2020, e uma produção de 16.500 toneladas, que corresponde a 19% do total produzido naquele ano – IBGE, 2021, tendo maior foco  para o tipo Terra.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas