feiras

Agronegócio brasileiro ganha destaque participando de feiras internacionais

Débora Damasceno
Débora Damasceno
feiras

#souagro| A participação do Brasil em feiras internacionais representa uma importante oportunidade para a realização de negócios e abertura de novas fronteiras para a indústria de alimentos, bebidas e outros produtos do agronegócio brasileiro.

No primeiro semestre deste ano, entre abril e julho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) coordenou o Pavilhão Brasil em sete feiras internacionais nas cidades de Londres (Reino Unido), Nuremberg (Alemanha), Joanesburgo (África do Sul),Teerã (Irã), Seul (Coreia do Sul), Bangkok (Tailândia) e Montreal (Canadá), onde participaram no total setenta empresas brasileiras.

De acordo com o Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Secretaria de Comércio e Relações Comerciais (SCRI) do Mapa,  as empresas participantes fizeram 1.106 contatos comerciais durante a missão no exterior. O montante financeiro gerado pelos negócios efetivamente concretizados durante as feiras organizadas pelo Mapa foi avaliado em US$ 2,4 milhões.

A expectativa de geração de negócios futuros para os próximos 12 meses, decorrentes dos contatos realizados durante os eventos, é estimada em US$ 80 milhões.

 

O Mapa organiza o Pavilhão Brasil em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Algumas feiras, como a Saitex e Biofach,  são direcionadas à participação de cooperativas e empresas de pequeno porte que planejam se inserir no mercado internacional.

No primeiro semestre do ano, os visitantes estrangeiros puderam participar de seminários inovadores, experimentar degustações raras e encontrar novos produtos. Também puderam descobrir novas tendências que definem o futuro da indústria.

Para as empresas brasileiras, as feiras são oportunidades para contatos comerciais, negócios e abertura de mercados, com o consequente aumento do fluxo de comércio entre os países. Os mercados visitados geralmente apresentam perfil consumidor sofisticado e a feira é uma plataforma para encontrar compradores de produtos com alto valor agregado.

 

Os participantes exibiram produtos como alimentos e bebidas, tecnologias de alimentos e serviços. Vários setores foram representados no evento, incluindo café e chá, bebidas, alimentos congelados, frutas e legumes, carnes, grãos, cereais, frutos do mar, doces e confeitos.

Próximas feiras 

A SCRI/Mapa pretende participar neste segundo semestre de mais outras oito feiras internacionais:

WorldFood Istanbul 2022
Data: 01 a 04 de setembro de 2022 I Local: Istambul (Turquia)

Food and Hotel Asia 2022
Data: 05 a 08 de setembro de 2022 I Local: Singapura

Expoalimentaria 2022
Data: De 21 a 23 de setembro de 2022 I Local: Lima (Peru)

Biofach America 2022
Data: 29 de setembro a 1º de outubro I Local: Filadélfia ( EUA)

Agrofuturo 2022
Data: De 26 a 28 de outubro de 2022 I Local: Bogotá (Colômbia)

SIAL India
Data: 01 a 03 de dezembro de 2022 I Local: Nova Délhi (Índia)

Food Africa 2022
Data: 05 a 07 de dezembro de 2022 I Local: Cairo (Egito)

Abu Dhabi International Food Exhibition 2022
Data: De 06 a 08 de dezembro de 2022 I Local: Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)

 

COMO PARTICIPAR

As empresas da indústria de alimentos e bebidas, comerciais exportadoras, tradings, entidades setoriais e cooperativas, desde que sejam para a promoção exclusiva de produtos brasileiros, interessadas em participar destes eventos podem fazer contato com a Coordenação-Geral de Promoção Comercial (CGPC), [email protected] e +55 61 3218-2425. Também podem acessar o calendário de feiras pelo link https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/relacoes-internacionais/eventos-internacionais/feiras-internacionais

O Mapa e o MRE são responsáveis pelos custos de contratação do espaço na feira, montagem do estande, apoio de recepcionistas bilíngues e confecção do catálogo do Pavilhão Brasil.

Cada empresa participante será responsável por suas despesas pessoais (passagens aéreas, vistos, vacinas, hospedagem, alimentação etc.) e pelos custos com o envio de amostras. Além disso, o Mapa incentiva os expositores a investirem em iniciativas complementares de promoção, que possam potencializar os resultados positivos do evento.

A SCRI/Mapa ressalta que o ato de inscrição não garante a participação na feira, apenas manifesta o interesse do inscrito no processo de seleção de expositores.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Mapa)

(Foto:  Mapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas