geada

Neve, geada e temperaturas negativas chegam ao Sul

Débora Damasceno
Débora Damasceno
geada

#souagro| E a previsão se concretizou, o frio do djanho como se costuma falar popularmente, chegou com tudo ao Sul do país, teve neve, geada e temperaturas negativas. Ainda na noite de quinta-feira (18) o frio começou a aumentar bruscamente e a partir daí, os fenômenos começaram a acontecer.

Começando pelo Paraná onde tivemos registros de temperaturas negativas e geadas em algumas cidades. Segundo o Simepar, por volta das 7h da manhã desta sexta-feira (19) tivemos -2,4 °C em Palmas, -0,3 °C em Entre Rios, Guarapuava 0,5 °C, 0,7 °C em Cascavel, Fernando Pinheiro e Campo Mourão 1,3 °C, Curitiba 3,4 °C, Pinhais 1,8 °C, Londrina 5,6 °C e Maringá 5,4 °C.

Geada
Geada em Palmas – Foto: Silvio Mendes
geada
Geada em Palmas – Foto: Silvio Mendes

Ainda segundo o Simepar, nesta sexta-feira, algumas chuvas isoladas ainda devem ocorrer entre o norte pioneiro, parte dos Campos Gerais e leste/litoral durante a madrugada e o amanhecer, ainda em função da passagem da frente fria sobre o Estado.

 

No entanto, na retaguarda deste sistema , avança também uma massa de ar frio que se estabelece sobre o Paraná no decorrer do dia, induzindo o declínio das temperaturas. Há também expectativa para ocorrência de geadas em diversos setores. Temperaturas mínimas abaixo de 5 °C são esperadas para diversos municípios da metade sul do Estado, com destaque para o centro-sul, que pode registrar até mesmo valores negativos.

No sábado, o tempo se mantém estável e com o frio ainda rigoroso sobre o Estado, especialmente entre a madrugada e o amanhecer. Com isso, segue a expectativa para ocorrência de geadas em diversos setores. No leste/litoral, a nebulosidade também deve se manter bastante concentrada, em função do transporte de umidade do oceano para o continente.

 

SANTA CATARINA

Em Santa Catarina, nevou durante a noite de quinta-feira (18) segundo a Epagri/Ciram que  monitora o tempo no estado. O fenômeno foi registrado em São Joaquim, na Serra.

Depois da neve o amanhecer permaneceu gelado, Bom Jesus da Serra por exemplo, registrou – 6,2 °C. Em Urupema teve registro de sincelo que é um fenómeno meteorológico que acontece em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2 °C a -8 °C.

 

Em Urubici, os termômetros marcaram -5,03ºC, às 6h. São Joaquim -3,99ºC, Urupema -2,14ºC, Lages -0,5ºC, Painel -1,64ºC, Lebon Régis (-0,78ºC) e Fraiburgo -0,58ºC.

Amanhecer em Urupema, na Serra catarinense – Foto: Luana Amorim/NSC
geada
Amanhecer em Urupema, na Serra catarinense – Foto: Luana Amorim/NSC

RIO GRANDE DO SUL

No Rio Grande do Sul teve chuva congelada na noite de quinta e a sexta amanheceu gelada com registro de geadas em algumas cidades

Na Serra, em São José dos Ausentes a previsão é de que as temperaturas fiquem entre -4°C a 7° durante o dia. Gramado pode registrar -1°C, mas máximas na região não devem passar de 10°C.

São Francisco de Assis – Foto: reprodução
São Luís Gonzaga RS/ Foto: reprodução

(Foto de capa: Silvio Mendes)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas