ESPECIAIS

Saiba como participar de concurso que premia produtores de cachaça

Compartilhar

#souagro| Um concurso vai premiar produtores de cachaça. É o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 – Cachaça de Alambique, que está com as inscrições abertas até o dia 31 de agosto.

O concurso é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em parceria com o Sebrae, dentro das ações do “Juntos pelo Agro” – um acordo de cooperação técnica entre as duas entidades em apoio ao agro.

 

Para participar, o produtor deve usar o sistema de produção da cachaça em alambique, com produção anual de até 20 mil litros e ter registro válido e regular de seus produtos junto ao Ministério da Agricultura. As amostras das cachaças inscritas devem ser enviadas, via Correios ou transportadora, até o dia 31 de agosto.

“Essa edição do prêmio, direcionado para a cachaça de alambique, foi pensada com o objetivo de promover os produtos e a valorização de pequenos produtores, sobretudo, daqueles que buscam a diferenciação no mercado consumidor pelos aspectos tradicionais”, destaca a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee.

 

O prêmio será dividido em duas categorias: cachaça branca e amarela, levando em consideração o processo de produção sem e com madeira, respectivamente. Serão realizadas três etapas de seleção, com avaliação de júri técnico, júri popular e história do produto.

Além da premiação em dinheiro, os vencedores terão suas cachaças reconhecidas e obterão o Selo de Participação no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022. O prêmio é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

 

A cachaça é patrimônio histórico e cultural do Brasil e possui Selo de Indicação Geográfica, estabelecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Segundo dados do Anuário da Cachaça de 2021 do Mapa, o número de registros de marcas de cachaças aumentou 18,5% em 2020, totalizando 4.743 marcas do produto. Os Estados com maior número de estabelecimentos registrados são Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

As inscrições e os regulamentos estão nos links:

Regulamento do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 – Cachaça de Alambique

Inscrições | Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 – Cachaça de Alambique

É preciso enviar o Certificado de Registro do MAPA e a sua Declaração de Produção Anual 2021 ou Declaração de Produção Parcial 2022 para o seguinte e-mail: [email protected]

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com CNA)

Foto: Diário do Comércio

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.