Foto: Governo do MT

Agricultores são fundamentais no combate e prevenção de incêndios no MS

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Governo do MT

#souagro| O aumento de incêndios no Pantanal, fez o Mato Grosso do Sul declarar estado de emergência por 180 dias em 14 municípios. O decreto foi publicado na sexta-feira (22) no Diário Oficial do estado.

Neste momento toda ajuda é bem vinda para acabar com o fogo nas áreas atingidas e é aí que os produtores rurais podem entrar em cena. É que no Mato Grosso já existe uma parceria entre Sistema Famasul (entidade sindical que integra a CNA) e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul busca conscientizar e capacitar a população rural na prevenção e combate a incêndios. Além do curso gratuito oferecido pelo Senar/MS, há uma parceria entre sindicatos rurais e os quartéis dos bombeiros no interior do estado, para que haja um combate rápido.

 

VEJA O VÍDEO:

“A Famasul, através do Senar e através dos sindicatos, possui linha direta com o Corpo de Bombeiros. Qualquer situação que o produtor perceba perigo, acione 193. Nós temos uma parceria de larga escala na prevenção e formação de brigadas”, comenta o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Djan.

Ainda conforme o comandante do CBM/MS, o produtor rural é quem mais se preocupa com o meio ambiente e as terras em que vive e produz, cuidando para que elas não sofram com o fogo.

“Esse é um trabalho através do presidente Marcelo Bertoni, que entende essa importância e nós estamos aqui para oportunizar e melhorar o atendimento. Qualquer atuação que o produtor vá fazer na área de prevenção, entre em contato com o Corpo de Bombeiros”, completa o comandante.

 

O Senar/MS oferece curso gratuito que ensina as estratégias para prevenir e combater incêndios em áreas rurais.

“A capacitação que recebem pelo Senar prepara para fazer o combate a um princípio de incêndio e já trabalhar na prevenção. Orientando e conscientizando os outros trabalhadores rurais, os vizinho. Eles já são capazes de identificar a necessidade de acionamento pelo Corpo de Bombeiros ou não”, detalha Roberto Ballatore, instrutor do Senar.

 

INCÊNDIOS NO MS

Segundo a pesquisadora Julia Rodrigues, do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, até o dia 20 de julho, foram mais de 121 mil hectares queimados no Pantanal sul-matogrossense neste ano, 34% a mais que em 2021.

“Maio teve uma área queimada ali entre os municípios de Corumbá e Aquidauana, no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro. Por enquanto, foi o mês que mais queimou. Junho não teve tanta área queimada e em julho voltou o aumento da área queimada, ali na região de Corumbá, perto do Ladário, e em Porto Murtinho perto da terra indígena de Kadiwél.

 

O decreto de emergência autoriza a convocação de voluntários e a entrada de agentes de defesa civil em residências para prestar socorro ou para retirar pessoas. O texto ainda dispensa de licitação a aquisição de bens, serviços e obras de forma emergencial.

Cerca de R$ 38 milhões podem ser usados para atender às medidas do decreto motivado pelo aumento dos incêndios.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Senar/MS)

(Foto: Senar/MS)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas