Diesel produzido a partir de óleos vegetais é vendido para testes comerciais

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Um diesel produzido a partir de óleos vegetais foi vendido para testes comerciais neste mês, pela Petrobras. Trata-se do diesel R5.

A produção vendida a distribuidoras realizada na Refinaria Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, chegou a um total de 1.500 metros cúbicos.

 

“Trata-se de um importante passo para a venda regular e de maiores volumes do produto”, disse a Petrobras, citando que atualmente está em discussão no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a possibilidade desse produto também ser considerado no mandato de biocombustível presente no diesel.

“Caso seja aceita, a introdução do novo combustível viabilizará a utilização de teores mais elevados de renováveis nos novos motores a diesel, possibilitando, também, o aumento da competitividade na oferta de biocombustíveis no Brasil”, acrescentou a petroleira.

 

O Brasil mistura atualmente 10% de biodiesel no diesel, após o governo ter definido uma mistura menor para 2022 citando questões de custos e qualidade. O “mix” deveria estar em 14%, conforme o cronograma original do programa.

No caso da carga comercializada pela Petrobras, ela foi produzida a partir de óleo de soja refinado. O combustível com teor renovável saiu da refinaria da Petrobras com 95% de diesel e 5% de R5.

 

Neste produto, as distribuidoras farão a adição dos 10% de biodiesel éster, conforme estabelece a legislação atual. Uma novidade no lote comercializado, ressaltou a empresa, foi a emissão de declarações para as distribuidoras que adquiriram o produto, indicando a redução da emissão de gases de efeito estufa.

No caso do diesel R5 é evitada a emissão de uma tonelada de CO2 equivalente a cada 9,5 mil litros, aproximadamente, comparando-se com o diesel 100% fóssil, disse a companhia.

 

No cálculo, estão consideradas as emissões do combustível fóssil durante as etapas de extração, produção e uso.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Agências)

Foto: Paulo Whitaker

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas