palotina

Palotina alcança 2° lugar na produção de pescados do Oeste do Paraná

Débora Damasceno
Débora Damasceno
palotina

#souagro| O Oeste paranaense é um verdadeiro destaque no agronegócio brasileiro. Nos últimos dias acompanhamos rankings nacionais sendo conquistados por cidades da região. Cascavel conquistou pela primeira vez o topo do ranking na produção de galináceos, Toledo se manteve em primeiro lugar em rebanho de suínos e Nova Aurora a maior produtora de tilápias do país. Mas Palotina também é um grande destaque quando se fala em pescados.

A cidade subiu mais uma posição no pódio e agora é a segunda maior produtora de pescados do Oeste do Paraná.  O município faturou o valor de R$ 93 milhões em 2021, uma alta de 36% em relação ao ano anterior. As informações são de fonte do Departamento de Economia Rural (DERAL). Dentre as maiores produções estão: Alevinos, Pacu, Camarão e Tilápia.

 

Mesmo com os reflexos causados pela pandemia, crise hídrica e alto custo de produção, os produtores mostraram a força que a atividade de pescados tem no município. Segundo Edmilson Zabotti, presidente da Associação de Produtores de Peixe de Palotina (Apaqui) e do Sindicato Rural Patronal de Palotina, grandes preocupações assolam os produtores da região.

“O alto custo e a baixa qualidade da energia elétrica, as dificuldades com os requerimentos de outorgas d’água e licenciamentos ambientais e por último, a possibilidade do Estado passar a cobrar pelo uso da água”, disse Zabotti.

 

Palotina teve seu primeiro abatedouro de peixes na década de 80 e também se estaca pelo volume de lâminas d’água. Tudo isso fez com que a piscicultura se tornasse parte do DNA de Palotina, conquistando grande relevância entre as cadeias produtivas do Agronegócio. A tendência para os próximos anos é de que a atividade continue crescendo, levando cada vez mais peixes e qualidade à mesa dos consumidores.

(Débora Damasceno/Sou Agro  com Seagro Palotina)

(Foto: Seagro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas