eleições

Eleições 2022: cooperativas se posicionam a favor de quem defende o agronegócio

Débora Damasceno
Débora Damasceno
eleições

#souagro| 2 de outubro, esta foi a data definida para a escolha dos representantes políticos dos brasileiros. No próximo domingo, os eleitores votam para escolher governador, deputados estadual e federal, senador e presidente da república.

Mas nesta eleição é possível perceber algo incomum, na escolha do presidente há um grande embate.  E está correto, vivemos em um país democrático. Mas o que também é atípico é o posicionamento político daqueles que não costumam fazer isso, mas estão vendo a necessidade diante do cenário atual.

 

VEJA O VÍDEO:

As cooperativas paranaenses são exemplo disso, estão demonstrando em público que estão do lado de quem defende o agronegócio. O Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, que tem como objetivo principal, conscientizar os eleitores para que compareçam às urnas e votem em candidatos comprometidos com a causa cooperativista, já aconteceu em 2018, mas nesta eleição houve uma maior adesão por parte de cooperativas de todos os ramos de atuação. O presidente da Ocepar, que é a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná,  José Roberto Ricken falou sobre o assunto.

“Nós vamos ter no próximo domingo eleições gerais para escolha dos representantes no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa e também no Executivo a nível nacional e estadual. Um momento muito importante é o momento de mobilizar a nação. Cooperativismo brasileiro instituiu um programa de educação política, independentemente de partidos políticos. Nós queremos eleger representantes que possam nos defender efetivamente e defender o cooperativismo como um todo. Nós temos uma rede de cooperativistas no Paraná e essa rede serve para a educação, para fazer a informação correta chegar lá na Bax. Não adianta nada um candidato que se apresente agora com uma oratória maravilhosa e na realidade ele não tem nenhum compromisso conosco. Então vamos valorizar aqueles parlamentares que nos apoiaram no Congresso Nacional e vamos trazer novos também, que desejem estar conosco em uma missão importante. Veja na sua cooperativa se integre e faça a sua colinha. Leve isso junto para votar nas pessoas que efetivamente possam nos ajudar e fortalecer a democracia no Brasil”, disse Roberto.

 

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) também não se manteve calada sobre a importância de escolher quem defende o agro nas eleições de domingo.

“Para que a gente possa fazer esse crescimento, será essencial a um investimento pesado em logística, dando sequência àquilo que a gente conseguiu fazer nos últimos anos. Nós precisamos, para o nosso protagonismo, ter muito investimento na área de logística e infraestrutura na área de portos. Afinal, o Brasil está muito forte na área de exportação de commodities agrícolas”, diz Luiz Carlos Carvalho, Presidente da ABAG

Associação Brasileira dos Produtores de Soja mantém o mesmo posicionamento firma, afinal, o agronegócio é um grande responsável por movimentar a economia do país e as eleições são de grande importância para o setor.

Segurança jurídica deve ser no sentido daquele arrendatário que tem um bom contrato de arrendamento, ter certeza que vai conseguir cumprir seu contrato daquele proprietário que tem a sua terra consolidada já com o seu sistema de Conselho de Produção Consolidado, que ele vai conseguir realmente ter segurança para gerar credibilidade numa carta de financiamento, conseguir crédito e principalmente exportar seus alimentos, produzir com segurança, produzir com qualidade. A agricultura brasileira precisa se consolidar com uma agricultura de carbono. Isso se consolidar como o elo de produção que mais sequestram carbono no mundo. Sendo assim, a gente coloca fertilidade no solo, incrementa a produção, acaba com passivos ambientais e, principalmente, gera credibilidade para uma sociedade que espera que o ano produza alimentos mais de maneira bastante sustentável”, afirma André Dobashi, presidente da Aprosoja/MS.

 

O presidente do Sindicato Rural de Cascavel é firme ao dizer sobre a escolha certa na hora de apertar o confirma nas eleições de 2 de outubro.

“Nós estamos aí tentando fazer uma grande reflexão com todos vocês. Domingo, dia 2 de outubro, vai ser um dia muito especial para o Brasil, em especial para todos nós. Eu quero que você vá votar. Nós precisamos exercer o nosso direito. Nós precisamos exercer esta cidadania. Nós precisamos estar todos os eleitores votando neste dia 2. Isso em prol do nosso grande Brasil. Conto com vocês, assim como eu vou lá também”, diz Paulo Orso.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro )

(Foto: Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas