Agronegócio é um dos setores mais admirados pela população brasileira

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| O agronegócio é um dos setores mais admirados pela população brasileira. É o que revela a pesquisa: “Percepções sobre o Agro. O que pensa o brasileiro?”. Sete em cada dez brasileiros disseram ter uma visão positiva do setor. Os participantes da pesquisa foram perguntados sobre o que vem na mente quando pensam no agronegócio e as respostas campeãs foram alimento, plantação e agricultura.

“As pessoas reconhecem que o agro evoluiu muito ao longo dos anos e que você produz na quantidade que produz e da maneira que produz porque é um setor moderno. Nas pesquisas qualitativas que a gente fez, também apareceu isso, é um setor que está aberto à adoção de tecnologia é um setor que está aberto à inovação. É um setor em que as startups estão também crescendo. O que a gente viu de maneira geral, na pesquisa a proximidade físico e social com agro. Estou perto de uma área de produção, tenho familiares que moram ou trabalham no agronegócio e isso contribui para uma percepção melhor. Isso está associado ao fato de conhecer mais a realidade da vida deles”, disse Paulo Rovai, coordenador geral da pesquisa.

VEJA O VÍDEO: 

 

 

O público mais jovem foi o que chamou atenção na pesquisa, os entrevistados entre 15 e 29 anos enxergam o agro como tradicional. Quem tem entre 30 e 59 anos considera que o agro é um dos responsáveis pelos impactos ambientais no país.

“A gente não está fazendo julgamento de valor das percepções. Não legitima a uma em função de outra. O que você precisa entender é por que eles são desfavoráveis e a partir daí, dar razões para eles acreditarem. Porque você trabalha o conhecimento, o conhecimento gera confiança e no futuro, a admiração”, diz Paulo.

 

“O importante dessa pesquisa é exatamente trazer um detalhamento e mostrar ao público o público, o que deve ser trabalhado eu diria, de pelo menos trazer as informações. Talvez ter uma mensagem um pouco mais direta para esse público. Para ele entender a dinâmica e as dificuldades que o setor do agro muitas vezes passa, a gente não tem como ter uma unanimidade, mas a gente tem que olhar esses pontos onde a gente tem a imagem negativa e poder realmente fazer um trabalho conjunto entre setor privado e setor público também”, Guilherme Barros Secretário de Política Agrícola do Mapa.

A pesquisa foi idealizada pelo movimento Todos a Uma Só Voz, que trabalha para divulgar as ações do campo. Depois de saber o que pensa o brasileiro sobre o agro, o próximo passo será uma campanha de comunicação.

 

“Tudo o que nós aprendemos agora vai ser transformado em estratégia, em ações para que possamos efetivamente nos comunicar com a população urbana, ou seja, fazer a conexão do campo com a cidade ou da cidade com o campo”, detalha Ricardo Nicodemos, líder do movimento Todos a Uma Só Voz.

“Deixar mais próxima da realidade desses jovens, que muitas vezes têm pouquíssima perspectiva. Mostrar que eles têm a possibilidade de ali, na região deles mesmo, conseguir trabalhar numa indústria. O agronegócio não é só commodity, agronegócio traz tecnologia de ponta embasada e traz muitas oportunidades de emprego, de qualidade. Então, acho que é papel do setor entrar em contato e trazer esse contato mais direto. Aproximar o jovem não é um trabalho fácil, mas é um trabalho de formiguinha, que tem que ser feito desde já”, disse Carol Curimbaba, diretora de  comunicação do movimento De Olho No Material Escolar.

(Débora Damasceno/Sou Agro  com Terra Viva)

(Foto: Terra Viva)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas