hortaliças

Com previsão de geada, saiba como proteger as hortaliças

Débora Damasceno
Débora Damasceno
hortaliças

#souagro| A previsão de geada para a próxima semana tem tirado o sono dos produtores rurais, principalmente nas lavouras de milho, já que no estágio atual da planta, o frio intenso deve causar prejuízos. Mas para quem produz hortaliças há maneiras de proteger as hortas e amenizar o risco de perdas.

Para falar disso, contamos com a explicação de um especialista no assunto, o Jones Carvalho, mais conhecido como “Magrão”, ele está há mais de uma década trabalhando no ramo e já precisou enfrentar muita geada ao longo dos anos. Tudo isso trouxe uma experiência única que ele compartilha em um vídeo muito detalhado feito especialmente para o portal Sou Agro. Se você quer proteger suas hortaliças, assista o vídeo completo.

ASSISTA O VÍDEO:

 

 

 

COMO PROTEGER AS HORTALIÇAS DA GEADA?

No vídeo Magrão demonstra como utilizar o TNT para cobrir a horta e conseguir amenizar os estragos causados pela geada. Segundo o produtor, ao longo dos anos foram muitos testes e aprendizados para saber como enfrentar a queda brusca das temperaturas: “Como são 14 anos de experiência a gente teve horta em partes mais altas e também mais baixa. Eu vou comentar com vocês quais qual foi o procedimento mais correto que a gente tomou até hoje e deu resultado e alguns procedimento que eu vou dizer pra vocês jamais podem fazer porque eu fiz no passado e não deu certo. Foi prejuízo na certa. Por exemplo: pra gente cobrir as folhosas principalmente, não devemos se preocupar com plantas pequenas, a gente está num lote de plantas, porque a gente tem que proteger as hortaliças que estão quase prontas ou prontas para o consumo que é onde que a gente precisa faturar. As plantas pequenas a geada vai judiar dela, mas ela se recupera. Tanto uma planta, um alface, um almeirão, a chicória, ela acaba se recuperando. Então, sempre usar um TNT pode ser uma gramatura 40 que ele é bem resistente”, explica Magrão.

O TNT é uma alternativa, pois ele é leve e não machuca as hortaliças: “A planta fica confortável embaixo do TNT, não machuca a planta, pode deixar um dia ou dois dias se for necessário. Até passar aquela frente fria de geadas. Na hora de recolher o TNT  pega cada pessoa de um lado e fica fácil para manusear e recolher aí é só guardar em local que não pega sol pra ele não degradar, e no próximo ano você tem ele perfeitamente para poder utilizar novamente”, detalha o produtor.

Lembrando que todo detalhamento sobre como estender e colocar corretamente o TNT na horta para proteção por conta da geada, está sendo demonstrado no vídeo, portanto não deixe de assistir.

 

PREVISÃO DE GEADA

As previsões apontam que a geada chega ao Sul do país na próxima semana, segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho: “Quinta e sexta-feira pode ter geada nos campos de Palmas e algumas regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A partir de terça-feira (17) começa a haver chances de geada na região Oeste e Sudoeste do Paraná. No decorrer da quarta-feira (18), risco de geada em todo o Estado”, detalhou.

QUEM É O MAGRÃO?

Jones Carvalho, conhecido com Magrão, é um produtor de hortaliças em Cascavel, que tem uma história inspiradora. Superando muitos desafios, ele encontrou soluções para um cultivar de qualidade. No decorrer da vida, decidiu morar na Itália, onde conheceu diferentes formas de cultivos de hortaliças, modelo que o ajudou a desenvolver sua própria forma de trabalho no Brasil, após voltar a terra natal.

A horta, que tem 10 hectares, fica no meio da cidade de Cascavel, rodeado de casas, com parte da produção ao ar livre, mas também com estufas de cultivo na terra e de hidroponia. São produzidos variados tipos de hortaliças como: alfaces, tomates, acelga, couve, chicória, almeirão, espinafre, pepino, brócolis, dentre outros.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro) 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas