ESPECIAIS

Onda de calor na Europa deve afetar produção agrícola

Compartilhar

#souagro| Nos últimos dias a Europa tem vivido uma nova onda de calor com temperaturas altíssimas e tempo muito seco. Com registros acima dos 40°C, muitos países já sentem os reflexos disso, com incêndios e sobrecargas nos setores de energia e abastecimento de água.

O Reino Unido por exemplo bateu um recorde histórico de temperatura nesta terça-feira (19) com termômetros registrando 40,2°C, segundo o serviço nacional de meteorologia (Met Office). A França e Itália também passam por um cenário parecido. Em Portugal e na Espanha já há registros de milhares de mortes causadas pelo calor.

 

Trazendo essa situação para o lado do agronegócio, a preocupação também é grande. A associação de agricultores italianos Coldiretti por exemplo, estima que a produção de trigo vai cair 15% no país. Os incêndios também causam muita destruição nas áreas de plantio.

Crise alimentar mundial

Um relatório da Organização Mundial de Meteorologia divulgado nesta terça-feira (19), mostra que essas ondas de calor excessivo, vão ocorrer com cada vez mais frequência até 2060, o que deve refletir diretamente na crise alimentar mundial.

 

“Esperamos ver grandes impactos na agricultura. Durante as ondas de calor anteriores na Europa, perdemos grande parte da colheita. E na situação atual — já estamos tendo a crise alimentar global por causa da guerra na Ucrânia — essa onda de calor terá um impacto negativo adicional na atividade agrícola”, alertou Petteri Taalas, secretário-geral da OMM.

Maria Neira, diretora de saúde pública e ambiental da OMS, demonstrou preocupação com o acesso aos alimentos e também com a distribuição de água: “Haverá escassez de água com certeza”, afirmou.

 

A distribuição de energia também está em cheque, a infraestrutura europeia já vinha enfrentando dificuldades por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, agora opera no limite para manter o fornecimento sob controle conseguir atender a demanda.

(Débora Damasceno/Sou Agro com agências)

 

(Foto: Reuters)

 

 

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.