ESPECIAIS

Conferência debate sistemas agrícolas reconhecidos em outros países

Compartilhar

#souagro| Uma conferência internacional é realizada para debater sistemas de patrimônio agrícola tradicionais. O programa SIPAM (Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial), iniciativa da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), completa 20 anos.

A certificação reconhece patrimônios agrícolas desenvolvidos por povos e comunidades tradicionais em diversas partes do mundo.

E para marcar a data é realizada a Conferência Mundial sobre Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial, na Província de Zhejiang, na China. Em todo o mundo, a FAO reconhece 67 sistemas agrícolas em 22 países.

 

Em discurso transmitido durante o evento, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcos Montes, destacou a importância da identificação destes sistemas. “A identificação desses sistemas, de suas paisagens associadas, de sua biodiversidade agrícola e de seus sistemas de conhecimento permite sua preservação e sua evolução. É um processo essencial para que possam continuar fornecendo bens e serviços para as gerações presentes e futuras”, disse Montes.

No Brasil, o primeiro Sistema de Patrimônio Agrícola Globalmente Importante foi reconhecido pela FAO em 2019. Conhecido como “Apanhadores de Flores Sempre-vivas”, o sistema da Serra do Espinhaço (MG) tem arranjo produtivo único, em harmonia com o meio ambiente. As comunidades chegam a manejar mais de 400 espécies de plantas já catalogadas, incluindo as alimentares e as medicinais, cujos conhecimentos e práticas únicas são desenvolvidas ao longo de gerações para manter os recursos genéticos e melhorar a agrobiodiversidade. Os agricultores locais desenvolveram um sistema que combina coleta de flores, jardinagem agroflorestal, pastoreio de gado e cultivos.

Além desse sistema, uma missão da FAO avalia a possibilidade do reconhecimento internacional ao modo tradicional, agroecológico e familiar de produzir erva-mate no Paraná.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.