Conferência debate sistemas agrícolas reconhecidos em outros países

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Uma conferência internacional é realizada para debater sistemas de patrimônio agrícola tradicionais. O programa SIPAM (Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial), iniciativa da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), completa 20 anos.

A certificação reconhece patrimônios agrícolas desenvolvidos por povos e comunidades tradicionais em diversas partes do mundo.

E para marcar a data é realizada a Conferência Mundial sobre Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial, na Província de Zhejiang, na China. Em todo o mundo, a FAO reconhece 67 sistemas agrícolas em 22 países.

 

Em discurso transmitido durante o evento, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcos Montes, destacou a importância da identificação destes sistemas. “A identificação desses sistemas, de suas paisagens associadas, de sua biodiversidade agrícola e de seus sistemas de conhecimento permite sua preservação e sua evolução. É um processo essencial para que possam continuar fornecendo bens e serviços para as gerações presentes e futuras”, disse Montes.

No Brasil, o primeiro Sistema de Patrimônio Agrícola Globalmente Importante foi reconhecido pela FAO em 2019. Conhecido como “Apanhadores de Flores Sempre-vivas”, o sistema da Serra do Espinhaço (MG) tem arranjo produtivo único, em harmonia com o meio ambiente. As comunidades chegam a manejar mais de 400 espécies de plantas já catalogadas, incluindo as alimentares e as medicinais, cujos conhecimentos e práticas únicas são desenvolvidas ao longo de gerações para manter os recursos genéticos e melhorar a agrobiodiversidade. Os agricultores locais desenvolveram um sistema que combina coleta de flores, jardinagem agroflorestal, pastoreio de gado e cultivos.

Além desse sistema, uma missão da FAO avalia a possibilidade do reconhecimento internacional ao modo tradicional, agroecológico e familiar de produzir erva-mate no Paraná.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas