Depois de muitos estragos, ciclone começa a se afastar
#souagro| Depois de uma onda de estragos no Sul do país, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o ciclone subtropical Yakecan começou a se afastar do litoral brasileiro e foi descartada a possibilidade de um furacão atingir o país.
Mesmo assim o alerta para rajadas de vento nas regiões Sul e Sudeste está mantido e também para o frio intenso e geadas em grande parte do Brasil nos próximos dias. As informações foram divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ciclone já passou pelo litoral do Rio Grande do Sul, provocando ventos de 96 quilômetros por hora (km/h) no município de São José dos Ausentes, e, segue em direção aos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com menos intensidade do que o previsto e se afastando da costa.
Ainda assim, a recomendação é para que a população adote medidas de proteção. Os ventos fortes podem atingir até o município de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
Queda de energia
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do MDR informou que não houve registro de danos humanos durante a passagem do ciclone pelo Rio Grande do Sul.
Foram registradas ocorrências de quedas de árvores e estruturas que foram atingidas, como postes de iluminação, deixando mais de 200 mil residências sem energia no litoral e na Serra Gaúcha. Em Santa Catarina, o ciclone provocou rajadas de vento intensas.
- Onda de frio: saiba as verdades e mentiras que estão contando
- Entenda como as lavouras foram salvas da geada