milho

De olho na cigarrinha: técnicos chegam ao Oeste para avaliar lavouras de milho

Débora Damasceno
Débora Damasceno
milho

#souagro| Uma preocupação constante dos produtores de milho é a cigarrinha, nesta safra a gente vem acompanhando praga veio com ainda mais força. O portal Sou Agro vem trazendo muitas informações sobre o assunto, inclusive conversamos com um especialista que explicou o motivo desse aumento de destruição nas lavouras, para ver a reportagem é só clicar AQUI.

A situação realmente está crítica, tanto que entidades se uniram para fazer um levantamento nas lavouras do Oeste paranaense. Técnicos da Embrapa, Mapa, IDR-PR e Adapar vão visitar durante esta semana várias propriedades rurais que estão sofrendo com enfezamentos causados pela cigarrinha.

ASSISTA O VÍDEO:

 

 

Os técnicos vão passar por propriedades em Palotina, Nova Santa Rosa e Marechal Cândido Rondon. A vinda destes profissionais foi viabilizada por meio de recursos do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon junto com o Sindicato dos trabalhadores rurais.

Na sexta-feira (13) os técnicos se reúnem para apresentar o que foi encontrado nas lavouras e também mostrar o que pode ser feito com relação a isso.

 

A ideia deste trabalho é compreender melhor o avanço da doença e fornecer mais informações para que a pesquisa possa orientar os produtores rurais quanto ao manejo correto do problema fitossanitário, reduzindo assim o uso de inseticidas para o controle do inseto vetor do enfezamento,  que é a cigarrinha Dalbulus maidis.

DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DO MILHO

Nos últimos anos o produtor rural no geral tem enfrentado muitas dificuldades, no cultivo do milho não é diferente. São muitos desafios, um deles foi a estiagem, que prejudicou o desenvolvimento da primeira safra da cultura, semeada nos meses de setembro e outubro de 2021. Já a atual, chamada de segunda safra, que é a maior em área plantada e produção, tem contado com condições climáticas mais favoráveis ao desenvolvimento. Entretanto, o ataque das pragas, em especial a cigarrinha, pode se tornar um fator limitante para a quantidade e a qualidade da produção dessa cultura.

 

PROBLEMAS DA CIGARRINHA PARA O MILHO

Os enfezamentos do milho são causados por bactérias pertencentes à classe dos Mollicutes, que são transmitidas pela cigarrinha-do-milho. O espiroplasma causa o enfezamento pálido, enquanto o fitoplasma causa o enfezamento vermelho. As doenças são vasculares e sistêmicas: os mollicutes se concentram no floema da planta, estrutura responsável pela circulação da seiva elaborada (composta por nutrientes), obstruindo-o e causando desordens fisiológicas, nutricionais e bioquímicas nas plantas de milho.

Os sintomas das doenças são mais severos na fase de produção, polinização e formação dos grãos, quando o metabolismo da planta se intensifica. O momento exato da ocorrência vai depender da época em que a planta foi infectada, da cultivar de milho utilizada e das condições ambientais (em períodos mais quentes, o metabolismo da planta é mais intenso).

(Débora Damasceno/Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas