trigo

FAO aponta declínio de 1,2% no comércio global de cereais

Ageiel Machado
Ageiel Machado
trigo

#souagro | De acordo com uma nota informativa sobre Oferta e Demanda de Cereais, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), há previsões atualizadas apontando para um provável declínio de 1,2% no comércio global de cereais no ano comercial de 2021/22 (julho/junho) em comparação com o ano anterior.

O declínio está associado ao milho e outros grãos grosseiros, enquanto os volumes de comércio de arroz devem aumentar 3,8% e trigo 1,0%, impulsionados por exportações da Federação da Rússia para o Egito, República Islâmica do Irã e Turquia acima do esperado.

 

 

Com quase todas as safras do ciclo 2020/21 colhidas, a FAO estima a produção mundial de cereais em 2,799 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 0,8% em relação à produção de 2019/20.

A previsão é que o uso global de cereais em 2021/22 aumente 0,9% em relação ao ano anterior, para 2.785 milhões de toneladas.

A nova estimativa da FAO das reservas mundiais de cereais no final das temporadas de 2022 agora é de 856 milhões de toneladas, ou seja, 2,8% acima dos níveis iniciais, como resultado de um acúmulo de estoques em parte devido à suspensão das exportações da Ucrânia. Se confirmada, a relação entre as reservas mundiais de grãos e a utilização terminaria o período inalterada em “um nível de oferta relativamente confortável” de 29,9%, segundo a FAO.

 

 

A FAO continua prevendo que a produção mundial de trigo registrará crescimento em 2022 e chegará a 782 milhões de toneladas. Incluído nessa previsão está uma redução esperada de 20% na área colhida na Ucrânia, bem como uma queda na produção devido à seca no Marrocos.

Em relação aos grãos grossos, a nota observa que o Brasil está a caminho de colher uma safra recorde de milho de 116 milhões de toneladas em 2022, enquanto as condições climáticas provavelmente afetarão a produção de milho na Argentina e na África do Sul. Pesquisas iniciais de plantio indicam que a área semeada de milho nos Estados Unidos da América provavelmente diminuirá em 4% em meio a preocupações com os altos custos de fertilizantes e outros insumos.

 

(Ageiél Machado com FAO)

 

 

(Foto: pixabay)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas