foto: carluc.

Florianópolis será a capital do estudo dos solos no Brasil

Emanuely
Emanuely
foto: carluc.

De 31 de julho a 4 de agosto será realizado em Florianópolis-SC o “Solos Floripa 2023”, evento que reúne o XXIII Congresso Latino-americano de Ciência do Solo (CLACS) e o XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), com o tema “América Latina e a boa governança de seus solos e biomas: possibilidade ou utopia?”

Embrapa Solos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) responsável pelos estudos dos solos brasileiros, localizada no Rio de Janeiro-RJ, levará 23 cientistas da sua equipe, entre pesquisadores e analistas, que apresentarão seus trabalhos na forma de palestras, pôsteres, minicursos e vídeos, além de atendimento em estande.

“O Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS) é o maior evento que reúne a sociedade brasileira relacionada ao estudo e conhecimento do recurso solo e que, nesta edição, será realizado em conjunto com o Congresso Latinoamericano de Ciência do Solo. Uma oportunidade de ampliar conhecimento, trocar experiências e prospectar oportunidades de parcerias nacionais e internacionais”, ressalta Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, chefe-geral da Embrapa Solos.

No evento também haverá estandes da Caravana Embrapa FertBrasil e da plataforma AgroTag, liderada pela Embrapa Meio Ambiente, centro de pesquisa localizado em Jaguariúna-SP.

Confira a programação completo do evento

Os temas tratados pelos especialistas da Embrapa Solos abrangerão levantamentos de dados de solos e protocolos, tecnologias disponíveis para mapeamentos, desenvolvimento de métodos inovadores de análise de atributos, estudos determinantes das medições ou determinações de solo e água em diferentes regiões, abordagens, métodos e escalas.

Os trabalhos reúnem estudos ligados a políticas públicas de abrangência nacional, como o Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos), o projeto Tecnologias para a cadeia de fertilizantes: eficiência, diversificação, processos industriais e sustentabilidade ambiental (Rede FertBrasil); além de outras ações em desenvolvimento, como Soluções digitais para criação, estimativa e divulgação de indicadores agro-socioambientais – Inteligência Estratégica para a Sustentabilidade da Agropecuária Nacional (IS_Agro) e o Levantamento de dados e mapeamento da erodibilidade do solo em escala nacional (dentro do GeoABC+).

Serão apresentados também levantamentos em escala estadual, estudos abrangendo o nível de carbono no Cerrado, avaliação, predição e mapeamento de água disponível nos solos e trabalhos com Biochar.

O livro infanto-juvenil “A casa da vida: eu sou um solo vivo”, premiado pela FAO, será mostrado ao público na forma de palestra e com atividades lúdicas.

Serão lançadas também duas publicações no estande da Embrapa Solos no evento: “Proposta de Atualização da 5ª Edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos ano 2023” (em formato PDF) e “Guia de Campo da XIV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos” (em formato ePUB), que percorreu Goiás e Tocantins, com 86 estudiosos, em 2022.

Caravana Embrapa FertBrasil

A Caravana Embrapa FertBrasil mobilizará especialistas durante o Congresso, com o intuito de promover intercâmbio de conhecimentos para o aumento da eficiência no uso de fertilizantes e de insumos para a nutrição de plantas.

“Com a Caravana Embrapa FertBrasil disponibilizamos informações de qualidade a lideranças, técnicos, consultores e multiplicadores que atuam nas diferentes cadeias produtivas, para que o Brasil adote as melhores tecnologias e aplique as técnicas adequadas de uso de fertilizantes. Trata-se de uma medida importante para que o país tenha condições de enfrentar situações de crise, além de contribuir para a sustentabilidade.” explicou Silvia Massruhá, presidente da Embrapa.

Segundo a presidente, a Caravana vai abordar questões práticas e de impacto imediato, que, ao serem adotadas, poderão, junto com outras iniciativas do Plano Nacional de Fertilizantes, promover uma economia de até 20% no uso deste tipo de insumo agropecuário no Brasil, podendo resultar em até um bilhão de dólares de economia para o produtor rural brasileiro.

O Brasil atualmente consome cerca de 8,5% dos fertilizantes do mundo, ocupando a quarta posição no mercado internacional. China, Índia e Estados Unidos aparecem no topo da lista de consumo, mas são também grandes produtores mundiais de fertilizantes, diferente do Brasil, que importou em 2021 cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola. No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes.  A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil. Junto com a Bielorrússia, chega a fornecer mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente.

Agrotag

No estande que representa a Embrapa ainda será apresentado o AgroTag, o primeiro aplicativo multitarefa da Embrapa voltado para coleta e análise de dados geoespaciais de campo.

A plataforma Agrotag é formada de app para dispositivos móveis (sistema Android), e sistema de mapas on-line em ambiente WebGis. Um dos grandes diferenciais da iniciativa Agrotag é que a coleta de dados se dá na forma de uma grande rede colaborativa (crowdsourcing), onde o usuário coleta dados e recebe informações importantes para seu uso, entre eles a gestão da propriedade.

Atualmente a plataforma Agrotag conta com 9 módulos, atendendo diferentes cadeias produtivas, sendo que um deles é aberto e totalmente acessível ao público em geral. Saiba mais aqui.

(Com EMBRAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas