foto: embrapa

Dia de Campo marca lançamento da nova cultivar de feijão carioca da Embrapa

Emanuely
Emanuely
foto: embrapa

Mais de 400 pessoas, entre produtores rurais, consultores técnicos e profissionais ligados à indústria agropecuária, participaram, no dia 28 de julho, do lançamento da cultivar de feijão carioca BRS FC414, no município de Cristalina (GO), na Fazenda Taboca, em evento em parceria com a Associação Brasileira de Consultores de Feijão (ABC Feijão) e o Grupo Técnico de Consultores de Feijão (GTEC Feijão).

A BRS FC414 é uma cultivar da Embrapa que possui qualidade comercial, industrial e culinária. Seus grãos possibilitam a obtenção de um produto com cor clara, aspecto visual bem aceito pelos consumidores, e com melhor rendimento de peneira, um ponto positivo para as indústrias de beneficiamento.

Do ponto de vista agronômico, a BRS FC414 apresenta ampla capacidade de adaptação às diferentes épocas de semeadura do Brasil e agrega como diferencial a arquitetura ereta de planta, o que facilita a colheita mecanizada. Além disso, é moderadamente resistente à murcha de Fusarium, uma importante doença radicular causada por fungo de solo e problema recorrente em áreas de cultivo sob pivô central.

De acordo com o coordenador do programa de melhoramento genético do feijoeiro da Embrapa, pesquisador Leonardo Melo, a BRS FC414 possui atributos mais atrativos aos agricultores quando comparada a uma outra variedade bastante plantada e valorizada comercialmente. “Ela (a BRS FC414) tem potencial muito semelhante à BRS Estilo. Em condições normais, sem Fusarium, ela vai produzir igual. Agora, se você tiver Fusarium no solo, ela vai superar a BRS Estilo em 5%, 10% até 15%. O diferencial dela é que você tem maior segurança em plantar em áreas que tem Fusarium. Ela não é totalmente resistente, possui reação intermediária à Fusarium, mas já é bem superior que a BRS Estilo, que é suscetível. Além disso, ela tem o grão mais graúdo sem perder (rendimento de) peneira”, disse Leonardo.

O dia de campo de lançamento da cultivar BRS FC414 foi realizado na Fazenda Taboca, do Grupo MeC, com a presença de membros da ABC Feijão e do GTEC Feijão. O local foi escolhido por representar um modelo de gestão do sistema produtivo, envolvendo sucessão de cultivos entre soja, milho, arroz, feijão, trigo e girassol; e, também, pela preocupação com o manejo do solo, por meio da implantação de rotação com mix de plantas de cobertura em áreas de lavoura, a fim de favorecer a fertilidade para as culturas agrícolas comerciais.

Um dos sócios do grupo MeC, Willian Matté, defendeu as virtudes dessa forma de gestão do sistema produtivo capaz de conferir rentabilidade aos negócios. “Se cuidarmos dos pilares químicos, físicos e biológicos do solo, a gente consegue ter mais rentabilidade líquida por hectare e, se me perguntarem se o sistema é viável, eu diria que, com certeza, o sistema de plantas de cobertura traz remuneração estável. Eu diria que não apenas por permitir produzir mais, mas a gente consegue ter estabilidade de produção e participar de tempos diferentes do mercado”, afirmou Willian Matté. Os benefícios da rotação de culturas com o mix de plantas de cobertura favorecem o solo, por exemplo, pela infiltração de água, ciclagem de nutrientes e diminuição da infestação de doenças.

Durante o dia de campo, foi lançado também o livro “Vida no Solo”. Trata-se de uma publicação editada pela Embrapa e ABC Feijão; e que traz informações técnicas aplicadas ao cultivo da leguminosa em terceira safra. A obra é o resultado de um projeto de cinco anos que avaliou as interações entre culturas comerciais (soja, milho e feijão), plantas de cobertura e produtos biológicos, com foco em aumentar o equilíbrio da vida no solo sob pivôs centrais e incrementar a produtividade e lucratividade das lavouras.

(Com embrapa)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas