foto: portaldoagronegócio

Mercado de bioinsumos cresce e tem futuro promissor no Brasil

Emanuely
Emanuely
foto: portaldoagronegócio

Com o crescente interesse em agricultura de baixo impacto ambiental, os bioinsumos têm despertado grande interesse como uma alternativa viável na produção. Esses produtos são baseados em componentes biológicos, como microrganismos e extratos vegetais, utilizados para o controle de pragas e doenças, desenvolvimento de plantas e aumento da fertilidade do solo, potencializando os ganhos ambientais em toda a cadeia de produção.

Pensando nisso, será realizado o Fórum Bioinsumos no Agro, que é um evento que reunirá especialistas, pesquisadores e players do setor para discutir e promover soluções inovadoras e sustentáveis para a cadeia. Será realizado no edifício sede da Fiesp, em São Paulo, e tem como objetivo fornecer um espaço de intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre bioinsumos, unir o setor e debater os seus principais desafios. É uma iniciativa que visa impulsionar a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis.

Com o ritmo mais acelerado de expansão mundial, o setor de defensivos biológicos no Brasil tem previsão de encerrar a safra 2022/23 com um crescimento significativo de aproximadamente 35% em comparação a safra a anterior, atingindo um valor superior a R$ 4 bilhões. Esse desempenho é impulsionado por diversos fatores, como a ampla adoção de bioinsumos pelos produtores de culturas como soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, algo que não é observado em outros países, segundo dados divulgados pela Croplife.

No segmento de biofertilizantes e de produtos que contém biofertilizantes o crescimento médio foi de 36% ao ano, entre os anos de 2019 e 2022, quando atingiram o faturamento de R$ 4,8 bilhões. Os resultados de produtividade e de qualidade obtidos a partir da sua utilização são evidentes e o aumento da adoção desses produtos só vai aumentar.

“Acreditamos que o Fórum de Bioinsumos no Agro será um marco na disseminação do conhecimento sobre a utilização de bioinsumos como uma alternativa viável e sustentável na agricultura”, afirma Jacyr Costa, presidente do Conselho Consultivo.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de ouvir palestras de renomados especialistas da indústria, pesquisadores e profissionais do setor que abordarão uma variedade de tópicos relacionados aos bioinsumos no agronegócio. Serão discutidos o panorama atual do mercado no Brasil e no mundo, políticas públicas e regulamentação, além de debates sobre biofertilizantes, bioinoculantes e biodefensivos sob o ponto de vista de pesquisadores, usuários e indústria.

O Fórum é uma realização da Abisolo, associação que representa as empresas de Biofertilizantes, Fertilizantes Orgânicos e Organominerais e Condicionadores de Solo, da Croplife e do Sindiveg que representam as indústrias de Defensivos e Biodefensivos, e a co-realização da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entidade que representa as indústrias do Estado de São Paulo dos mais diversos setores.

O Fórum também conta com apoio e participação efetiva de relevantes instituições do setor como ABAG, Embrapa, MAPA, SAASP, OCESP, SRB entre outras.

O Fórum de Bioinsumos no Agronegócio é aberto a lideranças, produtores, profissionais do setor, acadêmicos, instituições de pesquisa públicas e privadas e demais interessados no tema. Para mais informações sobre o evento, incluindo programação completa, palestrantes confirmados e informações sobre patrocínio, entre em contato com a organização através do e-mail forumbioinsumosnoagro@gmail.com.

Confira a programação:

8h30CREDENCIAMENTO
9h00CERIMÔNIA DE ABERTURA
9h45PAINEL I – PANORAMA DO MERCADO DE BIOINSUMOS NO BRASIL

E NO MUNDO

ModeradorPonderações iniciais
Painelista 1Mercado mundial
Painelista 2Mercado brasileiro
Debate
11h00COFFEE
11h20PAINEL II – POLÍTICAS PÚBLICAS E REGULAMENTAÇÃO

ModeradorPonderações iniciais
Painelista 1MAPA
Painelista 2MDIC
Painelista 3ANVISA
Painelista 4IBAMA
Debate
12h50ALMOÇO

 

 

 

14h25PAINEL III – BIOFERTILIZANTES E BIOINOCULANTES

ModeradorPonderações iniciais
Painelista 1Os Biofertilizantes e as mudanças climáticas
Painelista 2Os ganhos econômicos da utilização de inoculantes
Painelista 3Os Biofertilizantes na construção e recuperação da fertilidade dos solos
Painelista 4Indústria
Debate
15h55COFFEE
16h15PAINEL IV – BIODEFENSIVOS

ModeradorPonderações iniciais
Painelista 1Mercado de carbono: ferramenta para aumento no uso de biodefensivos?
Painelista 2Papel dos bioinsumos na agricultura de exportação
Painelista 3Indústria
Painelista 4Indústria
Debate
17h45ENCERRAMENTO

(Com assessoria ABISOLO)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas