Foto: nnattalli / Shutterstock.com

Termina dia 16 o prazo para inscrição na reunião de pesquisa de soja

Emanuely
Emanuely
Foto: nnattalli / Shutterstock.com
O prazo para inscrição antecipada na 38ª edição Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), a ser promovida pela Embrapa Soja, nos dias 23 e 24 de agosto de 2023, no Buffet Planalto, em Londrina (PR), termina no dia 16 de agosto. A RPS pretende reunir aproximadamente 800 profissionais envolvidos com a cadeia produtiva neste que é o principal fórum da sojicultora nacional.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja, Fernando Henning, presidente da RPS, o evento irá apresentar os principais avanços da pesquisa, debater as dificuldades ocorridas na safra de soja e promover o intercâmbio de experiências e informações entre os envolvidos com a cadeia produtiva da soja. O objetivo é fomentar discussões, envolvendo aspectos desde a produção até as interfaces de logística e de mercado. “Nossa programação conta com palestrantes renomados para apresentar e conduzir discussões qualificadas, promovendo debates em temas estratégicos para os desafios atuais e futuros da sojicultora”, defende Henning.
A programação técnica contará com as principais linhas de pesquisa para a cultura a soja: Genética e Melhoramento, Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais Nutrição Vegetal, Fertilidade e Biologia dos Solos, Entomologia, Plantas Daninhas, Fitopatologia, Tecnologia de Sementes, Pós-Colheita e Segurança Alimentar. Além disso, haverá debates a respeito de temas transversais à atividade agrícola e de pesquisa, como Soja Baixo Carbono, Agricultura Digital, Genética e novas ferramentas da Biotecnologia e Bioinsumos.
Programação técnica – Com o tema Cenário atual e futuro da cadeia de produção de soja, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, irá ministrar a palestra de abertura da RPS.  O painel sobre genética avançada irá trazer informações detalhadas sobre as aplicações da edição gênica no melhoramento genético da cultura da soja, tema a ser abordado pelo chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. A seleção genômica aplicada ao melhoramento da soja será abordada pelo pesquisador da Corteva, Willian Giordani. Para abordar as atualizações na legislação no Brasil e no mundo, a comissão organizadora convidou o presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) Paulo Barroso.
Está previsto ainda um painel dedicado à discussão sobre os níveis de manejo para fins de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc NM). O pesquisador da Embrapa Soja Henrique Debiasi irá apresentar os fundamentos, os indicadores e os critérios para definição de níveis de manejo. Para debater os impactos da aplicação dos níveis de manejo no Zarc Soja para o Paraná, a comissão organizadora convidou o pesquisador José Renato Bouças Farias, da Embrapa Soja. Também serão discutidas as oportunidades e os desafios para a implementação do Zarc NM em lavouras de soja no Paraná. O tema será apresentado pelo palestrante Marcelo Sumyia, gerente técnico da Coamo.
No painel intitulado cenário atual da tolerância e resistência de plantas daninhas a herbicidas no Brasil e o futuro do manejo, estão previstas duas palestras sobre como está o problema nas regiões Sul e Sudeste e no Cerrado. A situação das regiões Sul e Sudeste ficará sob responsabilidade de Eliana Fernandes Borsato, pesquisadora da Fundação ABC.
Por outro lado, a situação da região do Cerrado será apresentada pelo palestrante, Lucas Barcellos, pesquisador da Fundação Mato Grosso Para debater as oportunidades da agricultura de baixo carbono no contexto da cadeia da soja, a RPS convidou a palestrante Fabiana Villa Alves, do Ministério da Agricultura e Pecuária. Henning explica que a programação contará ainda com uma palestra sobre as perspectivas e os desafios para a produção de soja convencional. O tema será tratado pelo consultor Fernando Nauffal Filho, Factum Consultoria.
Para o segundo dia do evento, foram programados painéis sobre o mercado de cultivares, bioinsumos, resultados dos ensaios cooperativos de controle de doenças da soja, potencial produtivo e eficiência de uso da água na soja irrigada, as perspectivas de mecanização, melhorias na secagem de sementes e grãos, fertilidade do solo e o uso de drones agrícolas de pulverização. Para encerrar a programação está prevista a palestra sobre o Estado da Arte da Produção Sustentável de Soja, a ser ministrada pelo produtor Ricardo Arioli e consultor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO).
Exposição de soluções de mercado – Uma das novidades da RPS será o espaço dedicado a expositores que possam contribuir com o aprimoramento das discussões e inovações que estão surgindo no campo e no mercado. A expectativa com a exposição é promover uma vitrine tecnológica de produtos, tecnologias e soluções relacionadas aos sistemas de produção de soja
(Com EMBRAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas