sementes

Saiba como produtores podem aprender sobre melhoramento genético de sementes

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
sementes

Produtores poderão aprender sobre melhoramento genético de sementes. Será durante o 21º Congresso Brasileiro de Sementes, que ocorre de 12 a 15 de setembro, em Curitiba, Paraná. O evento reúne técnicos, produtores, pesquisadores, docentes, empresários e estudantes vinculados ao setor sementeiro do Brasil e de outros países latino-americanos.

A Embrapa Hortaliças participa da programação dentro do Painel de Oportunidades para Pulses (ervilha, lentilha e grão-de-bico). O pesquisador e chefe-geral da Unidade, Warley Nascimento, que coordena o programa de melhoramento genético dessas leguminosas, apresentará as novidades no desenvolvimento de novas cultivares e na tecnologia de produção de sementes. Ele observa que os avanços em termos de genética de cultivares e de tecnologia de produção de grãos e sementes das três espécies trabalhadas no programa têm garantido uma boa produtividade, seja no cultivo de sequeiro (grão-de-bico) ou no irrigado (ervilha e lentilha, além do grão-de-bico).

 

Também participa desse painel, a professora Denise Dias, da Universidade Federal de Viçosa e vai abordar os últimos resultados de pesquisa relacionada à tecnologia de sementes dessas espécies. Ainda dentro do mesmo contexto, os técnicos Airton Cittolin (Sementes Cittolin) e Ademir Santini (Santini Agro), parceiros da Embrapa, discutirão as suas respectivas experiências no cultivo das leguminosas.

Segundo Nascimento, a ideia é reforçar a importância das leguminosas como opção de diversificação de cultivo no campo e como oportunidade para o mercado de sementes e a indústria de grãos.

 

O fortalecimento da pesquisa voltada para o melhoramento genético e, consequentemente, a produção de sementes, na avaliação do pesquisador, impulsiona o mercado interno, oferecendo alternativas aos agricultores brasileiros ao ampliar o leque de possibilidades de ganhos econômicos. “A agricultura brasileira tem em mãos um grande potencial para atender tanto o mercado interno e também para exportação, o que representa uma valiosa contribuição do setor para o equilíbrio da balança comercial, beneficiando toda a cadeia produtiva”, sustenta o pesquisador.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas