Foto: Envato

Entenda o que causou queda na produção brasileira de ovos

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato

#souagro| A produção brasileira de ovos caiu no primeiro semestre de 2022, ficando 0,78% abaixo do resultado registrado no mesmo período do ano passado, segundo o IBGE.  A maior queda foi sobre os ovos de consumo. Em quatro dos seis primeiros meses do ano, o volume produzido recuou 0,82% comparando com 2021.

Já nos ovos destinados à incubação, não foi menor que o ano passado, mas o aumento foi baixo e representou queda anual de 0,60%.

 

Porém, considerada a produção dos 12 meses encerrados em junho de 2022, há mudanças no cenário. Essa sobre o produto destinado à incubação, mostra que neste período, a produção dos ovos de consumo permaneceu estável, com redução de, somente, 0,02%, enquanto o volume de ovos para incubação declinou 1,66%.

Isto aconteceu porque, por oito meses seguidos, entre julho de 2021 e fevereiro de 2022, a produção de ovos férteis ficou negativa em relação ao período anterior. Considerado o número de dias do mês, melhor indicador da evolução da produção de ovos, o volume registrado em junho passado caiu ao menor nível dos 24 meses analisados.

 

A observar que o levantamento do IBGE relativo à produção de ovos abrange apenas granjas com 10 mil ou mais poedeiras. Ou seja, os números não contemplam toda a produção nacional.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro com dados da Avisite)

(Foto: Envato)

 

VEJA TAMBÉM:

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas