leite

“Nós produzimos sem saber o preço que vamos receber amanhã”, desabafa produtora de leite

Débora Damasceno
Débora Damasceno
leite

#souagro| No fim de agosto a gente mostrou aqui no Sou Agro que as previsões para setembro eram de queda no preço pago ao produtor de leite.  Nos últimos meses a gente vem acompanhando muitas idas e vindas para o produtor de leite, e inclusive, muitos deles têm abandonado a produção por conta do atual cenário.

Altos custos de produção, diminuição de produtores entre outros fatores causaram uma crise no setor e também fez o preço do leite subir próximo dos R$ 9 em várias cidades do Brasil. Só que isso não quer dizer que o produtor está ganhando mais. Tanto que a previsão negativa para setembro tem gerado revolta nos produtores e fazendo muitos desanimar do setor.

 

Como é o caso da Rosângela Castelli, produtora de leite em Selbach, no Rio Grande do Sul, em um verdadeiro desabafo, ela relatou a dificuldade de se manter na atividade: ” Com uma notícia de baixa no preço do leite. Não tem como a gente ficar feliz. Não tem como a gente ficar alegre e infelizmente eu vou ter que fazer uma seleção nessas vacas e escolher aquelas que não estão de acordo com a produção, que não estão emprenhando, que estão aqui no plantel, comendo o que uma outra poderia comer e mandar para o gancho (abate)”, desabafou.

VEJA O VÍDEO:

 

Segundo Rosângela, mandar algumas vacas para o abate foi uma alternativa encontrada para tentar se manter na atividade e conseguir passar pelo cenário atual.
“Essa é a saída encontrada aqui na propriedade. Afinal, o investimento foi feito e está aí para ser pago. Mas tá difícil, tá muito difícil dar conta de pagar todos os boletos. E para complicar, mais uma baixa está por vir. No mês que vem eu não sei até quando nós produtores vamos aguentar. Volto a dizer. Nós, produtores de leite, nós não temos segurança com a nossa produção. Nós produzimos sem saber o preço que vamos receber amanhã”, finaliza a produtora.

 

PREVISÕES DE MERCADO

Segundo a pesquisa do Cepea, o leite captado em julho/22 e pago aos produtores em agosto/22 se valorizou 11,8%, chegando a R$ 3,5707/litro na “Média Brasil” líquida do Cepea. Com isso, o valor médio do leite acumula avanço real de 60,7% desde janeiro/22 (os dados foram deflacionados pelo IPCA de julho/22). Ressalta-se, no entanto, que pesquisas do Cepea ainda em andamento indicam que o movimento de alta deve ser interrompido, com possibilidade de forte queda no preço do leite a ser pago ao produtor em setembro, referente à matéria-prima captada em agosto.

O encarecimento do leite no campo ao longo dos últimos meses se deve à baixa disponibilidade. O avanço da entressafra intensificou a restrição de oferta de leite, mas, neste ano, o setor enfrenta um enxugamento mais drástico da produção, devido à combinação de seca e mudanças estruturais no campo, desencadeadas, por sua vez, pelo aumento nos custos de produção nos últimos anos e pelos menores níveis de investimentos na atividade.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

(Foto: Envato)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas