Foto: reprodução

Mesmo com ataques da cigarrinha do milho e problemas na soja, previsão é de recorde na produção de grãos

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: reprodução

#souagro| A produção brasileira de grãos na safra 2021/22 bate um novo recorde com produção estimada em 271,2 milhões de toneladas, o que representa quase 14,5 milhões de toneladas a mais que o ciclo anterior, esses dados fazem parte do 12º Levantamento da Safra de Grãos publicado nesta quinta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Embora tenha passado por adversidades climáticas em algumas regiões produtoras, principalmente nos estados da região Sul do país, esta é a maior colheita já registrada dentro da série histórica de produção de grãos no Brasil”, ressalta o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

 

SOJA

Falando sobre a soja que é o principal produto cultivado no país, as altas temperaturas em importantes regiões produtoras, como as lavouras do Paraná, Santa Catarina e em parte do Mato Grosso do Sul impactaram negativamente na produção. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a quebra foi de 50%. Diante desse cenário, a colheita para o grão está estimada em 125,6 milhões de toneladas, uma redução de aproximadamente 10% em relação à safra 2020/21.

MILHO

Já quando os dados são do milho,  houve uma recuperação na produção total com uma colheita estimada em 113,2 milhões de toneladas, 30% a mais que o ciclo anterior. Enquanto na primeira safra houve uma certa estabilidade na produção em 24,9 milhões de toneladas, devido às condições climáticas desfavoráveis principalmente nos estados do Sul, a segunda safra foi marcada por uma retomada na produção em torno de 41,8%, sendo estimada em 86,1 milhões de toneladas.

 

O resultado só não foi melhor devido a falta de chuvas em Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Nesses estados, além da estiagem, houve registro de ataque de cigarrinhas nas lavouras, praga que também afetou a produtividade no Paraná.

“Há duas safras houve o registro de cigarrinhas em regiões de clima frio. A partir daí, a praga tem aparecido de forma mais recorrente. Para a safra 2022/23, os produtores precisam ter bastante atenção quanto ao surgimento desse vetor de forma a tentar melhor controlá-lo”, explica o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas, Sergio De Zen.

Culturas de inverno

Dentre as culturas de inverno, a Conab projeta uma produção recorde para o trigo, podendo chegar a 9,4 milhões de toneladas. Houve leve atraso na semeadura no Sul do país devido ao excesso de chuvas, mas as condições são favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

(Débora Damasceno/Sou Agro com dados da Conab)

(Foto: reprodução internet)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas