Seminário trará conhecimentos sobre bebidas fermentadas
A Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel) realizará no dia 23 de setembro, no Teatro Emir Sfair, no Centro de Convenções e Eventos, o 9º Seminário Mercosul de Bebidas, com o tema “Bebidas Fermentadas”.
Atualmente, o maior potencial de crescimento e geração de emprego e renda dentro das indústrias de bebidas no Brasil está concentrado no ramo cervejeiro.
- Fim de semana será de tempo instável no Paraná
- Mapa identifica ingrediente contaminado em outros produtos de alimentação animal
“O Brasil é hoje o terceiro maior produtor de cerveja no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, movimenta uma indústria que fatura bilhões por ano, impressionante também o aumento do número de cervejarias artesanais, que segundo a Abracerva [Associação Brasileira de Cerveja Artesanal], entre 2001 e 2021 foi de 70 para mais de 800 unidades”, explicou Frederico Lovato, engenheiro químico e coordenador geral do evento
Dentro do mercado de bebidas não alcoólicas, é cada vez mais frequente a busca do consumidor por produtos funcionais e probióticas, chás, entre outros como as kombuchas, que se apresentam como um potencial produto a ser explorado no segmento de bebidas e alimentos e podem ser o substituto dos refrigerantes.
- Produtores do Paraná preparados para o plantio da soja
- Veja lista de produtos que receberão bônus do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar
Buscando fomentar discussões e apresentar essas novas tecnologias a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, empresários do ramo e à população em geral, durante todo o dia do evento haverá palestras apresentando inovações na indústria de bebidas fermentadas.
A palestra de abertura será por conta da Cooperativa Agrária, de Guarapuava, e abordará novas tendências no mercado cervejeiro como bebidas sem álcool, sem glúten e low carb, seguido por uma palestra com especialistas em técnicas de fermentações rudimentares da Companhia dos Fermentados. Leonardo Andrade e Fernando Carvalhaes abordarão a utilização de frutas e leveduras indígenas brasileiras na criação de novas bebidas. A manhã será finalizada com uma oficina de produção de Kombucha, ministrada pelo presidente da ABKOM (Associação Brasileira de Kombucha), Lucas Montanari.
- Preço dos combustíveis influencia queda na inflação de agosto
- Esquema criminoso com defensivos agrícolas deixou prejuízos milionários em lavouras
No período da tarde, no 9º Seminário Mercosul de Bebida, serão discutidas as características e importância do lúpulo na produção de cervejas com a palestra “Humulus lupulus: a história que não te contaram”, ministrada pelo químico e professor da Escola Superior de Cerveja e Malte, Duan Ceola.
Rufer Filho irá abordar sobre as oportunidades na produção do lúpulo na região oeste do Paraná e o engenheiro agrônomo, Rodrigo Baierle, explicará por que o cultivo de lúpulo no Brasil já é realidade.
- “Nós produzimos sem saber o preço que vamos receber amanhã”, desabafa produtora de leite
- Saiba quais produtos da agricultura familiar vão receber bônus do Programa de Garantia de Preços
O evento será finalizado pelo cascavelense Leonardo Bordin, cervejeiro e responsável técnico pela Cervejaria Mithra, abordando sobre a produção de cerveja artesanal e seus estilos, seguido de um happy hour com degustação de diversos estilos cervejeiros e kombuchas.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com prefeitura de Cascavel)