defensivos

Esquema criminoso com defensivos agrícolas deixou prejuízos milionários em lavouras

Débora Damasceno
Débora Damasceno
defensivos

#souagro| Os crimes envolvendo defensivos agrícolas estão cada vez mais comuns. Golpistas têm olhado para este mercado como uma maneira de criar esquemas ilegais e causar prejuízos ao agronegócio.

Em um dos casos, a situação envolve fazendeiros e empresários e deixou prejuízos milionários aos produtores que foram enganados pela quadrilha. Inclusive a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), com auxílio de fiscais do Ibama e policiais civis lotados no Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri) de Rio Verde, deflagrou, a Operação Vero Domino, para cumprir medidas cautelares contra integrantes do grupo criminoso especializado em compra e venda de defensivos agrícolas falsificados e roubados. Ao todo, 5 pessoas foram presas, dentre elas empresários e fazendeiros.

 

Na ação, quatro mandados de buscas e apreensões foram cumpridos nos estabelecimentos comerciais, o que permitiu arrecadar uma grande quantidade de defensivos falsificados e que eram vendidos como originais.

defensivos

Os prejuízos causados pelos investigados ultrapassam R$ 20 milhões. No esquema, eles vendiam produtos para produtores rurais, que aplicavam os defensivos em suas lavouras de soja e milho, não obtendo o resultado esperado e causando perdas. Há estimativas de que algumas produções tiveram mais de 80% de prejuízo, por conta do defensivo falsificado.

 

Segundo o delegado Alexandre Bruno, titular da Decar, o próximo passo agora é a solicitação judicial do fechamento de todos os comércios ligados ao grupo, o que já ocorreu em diversos outros casos. Carros e outros bens dos investigados também foram apreendidos.

(Débora Damasceno/Sou Agro) com informações da PC/Goiás)

(Fotos: PC Goiás)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas