MULHERES

Mulheres ganham cada vez mais espaço nas propriedades e fazem a diferença no agro

Débora Damasceno
Débora Damasceno
MULHERES

#souagro| A união de mulheres do agronegócio é algo lindo de ver. Se olharmos para trás, vamos perceber que em um tempo não tão distante, isso era uma raridade, mas hoje tem se tornado cada vez mais comum, e olha, que bom viu? Ter a presença feminina nas propriedades tem feito uma grande diferença nos resultados.

A história de hoje é direto de Assis Chateaubriand, Oeste do Paraná. Dezenas de mulheres se reuniram no Sindicato Rural, para ouvir palavras de incentivo de alguém que está no agronegócio há décadas: Sirlei Benetti, sim a idealizadora do Sou Agro, mas ali, ela era a inspiração para todo aquele público. Teve emoção, elogios e gratidão, muita gratidão. Afinal, as mulheres estão sendo ouvidas e tendo oportunidade de falar e isso dá ainda mais coragem e empoderamento a elas: “Essa é a minha nova missão, impactar pessoas e impactar mulheres através do dom da comunicação. Depois que eu tomei essa decisão, todas as coisas mudaram”, detalha Sirlei.

 

VEJA O VÍDEO:

Uma das participantes, Simone Hafemann que é avicultora e produtora, disse que tinha medo de falar em público, pois bem, sabe o que foi feito? Sirlei a fez levantar e falar para o público sobre algo que ela dominava e assim ela fez, com naturalidade, perdendo o medo daquilo que muitas vezes a deixou travada de fazer algo.

“Foi maravilhoso. Eu me senti mais confiante e acredito que vai ajudar muito daqui pra frente. Era algo que estava me travando muito e só tenho a agradecer a Sirlei por ter passado todo esse conhecimento para nós, por ter dividido com com as mulheres do Sindicato de Assis Chateaubriand todo esse, essa história de vida maravilhosa, essa lição que ela passou pra nós e acredito que todos têm amado bastante”, conta Simone.

 

Mas não só isso, tem mulher que hoje cuida de tudo na propriedade, o marido nem sabe as senhas do banco, ela realmente é a responsável pela gestão dos bens familiares e ela tem muito orgulho disso, mas ao mesmo tempo sabe que nem todas tem essa oportunidade.

“Eu adoro participar. Na verdade, isso pra mim faz um bem danado. Eu tenho amigas hoje, que ainda que não participam, porque tem que fazer o almoço para o marido, tem que atender a ele primeiro e depois em segundo plano. Para mim, não. Hoje eu penso pra mim, me valorizo mais. Eu acho assim, a mulher tem que participar mesmo, sabe? E ela tem que saber tudo do que corre no espaço da família. Até esses dias eu fui fazer uma viagem eu passei pro meu marido a senha dos bancos porque ele não sabe uma senha, porque ele não se preocupa em querer saber”, disse a avicultora Lira Kunh.

 

O presidente do Sindicato Rural de Assis, Valdemar Melato, agradeceu a palestra e engrandeceu a importância das mulheres dentro do agronegócio.

“Quero aqui primeiro agradecer a Sirlei, que está dando essa palestra de motivação para as mulheres e falar um pouquinho da importância da mulher e das mulheres estarem envolvidas no nosso sistema. Porque há algum tempo atrás, sempre era mais o homem que vinha no sindicato, que participava, que estava por dentro dos negócios e hoje a mulher está se envolvendo mais. Muitas mulheres agricultoras que trabalham na propriedade rural e agora estão participando mais do nosso sistema, então isso é importante porque a mulher vindo ela também chama o esposo, chama o filho para estar participando. Então, assim é. O agro tem essa força e pode fortalecer muito mais ainda sua representatividade com esse movimento das mulheres. Então essa comissão das mulheres que foi formada aqui no sindicato, esses e outros sindicatos em todo o Paraná, que é o movimento bastante grande. É uma satisfação muito grande termos aí essa participação maciça das mulheres do agro”, disse o presidente.

(Débora Damasceno/Sou Agro )

(Foto: Sou Agro)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas