Foto: Envato

BNDES suspende novamente linhas de crédito do Plano Safra

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Envato

#souagro| Linhas de crédito do Plano Safra foram suspensas novamente. Na semana uma semana nós mostramos aqui no portal Sou Agro que o BNDES havia retomado os financiamentos .

A reportagem do Portal Sou Agro entrou em contato para saber sobre o assunto e foi informada, em nota à jornalista Débora Damasceno, que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) suspendeu os pedidos de financiamento de operações de crédito rural em alguns programas agropecuários do Governo Federal no Plano Agrícola e Pecuário em razão do nível do comprometimento dos recursos.

 

São eles:

  1. Programa Crédito Agropecuário Empresarial de Investimento;
  2. Linhas de Investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF Investimento destinadas a operações com taxa de juros prefixada de até 5% a.a. (cinco por cento ao ano) – PRONAF Investimento Faixa I;
  3. Linha de financiamento do PRONAF Investimento destinada à aquisição isolada de matrizes, reprodutores, animais de serviço, sêmen, óvulos e embriões;
  4. Linhas de Custeio e de Investimento do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural – PRONAMP;
  5. Programa para a Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária – Programa ABC+, exclusivamente no tocante às Linhas ABC+ Recuperação, ABC+ Orgânico, ABC+ Plantio Direto, ABC+ Integração, ABC+ Florestas, ABC+ Manejo de Resíduos, ABC+ Dendê, ABC+ Bioinsumos, ABC+ Manejo dos Solos;
  6. Programa para Construção e Ampliação de Armazéns – PCA, para todas as Linhas de financiamento deste Programa;
  7. Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária – INOVAGRO;
  8. Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras – MODERFROTA.
  9. Procapagro giro;
  10. Programa de Financiamento à Agricultura Irrigada e ao Cultivo Protegido – PROIRRIGA; e
  11. Programa de desenvolvimento cooperativo para agregação de valor à produção agropecuária – PRODECOOP.

 

Em nota, o banco ressalta ainda que o comprometimento dos recursos é recorrente da forte demanda de crédito do setor agropecuário, que associada à demanda reprimida da safra passada impulsionou os pedidos de financiamentos.

“Outro motivo a ser destacado é a própria eficiência do modelo de distribuição dos recursos do BNDES. A operacionalização da ampla maioria das operações de crédito rural do BNDES é realizada sob a modalidade indireta automática, cujos recursos podem ser obtidos por meio dos agentes financeiros credenciados, agências de fomento, bancos de montadoras, cooperativas de crédito, bancos cooperativos, bancos privados e bancos públicos. Tais instituições viabilizam a desconcentração do crédito bem como sua presença em todo território nacional”, complementa.

 

A reabertura dos protocolos das linhas suspensas, quando permitidas, serão comunicadas ao mercado, após avaliações do BNDES sobre existência de novos saldos que sejam passíveis de financiamento. “Tal medida visa a não extrapolação dos limites equalizáveis autorizados pelo Ministério da Economia”.

Segundo o banco, apesar do esgotamento dos recursos das linhas e programas mencionados, o BNDES permanece disponibilizando recursos aos produtores rurais e suas cooperativas por meio do Programa BNDES Crédito Rural.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas