Manter segurança contra doenças é fundamental na suinocultura

Débora Damasceno
Débora Damasceno

A biosseguridade na suinocultura é uma das principais ferramentas para combater doenças que podem atingir a granja como a peste suína africana e a febre aftosa, doenças que são capazes de afetar economicamente a propriedade rural. O Senar Mato Grosso do Sul por exemplo, conta com uma capacitação que orienta os produtores a se prevenirem de forma adequada.

No portfólio de qualificações do Senar/MS, o curso “Boas Práticas Agropecuárias na Suinocultura” além de instruir os alunos em biosseguridade, também ensina sobre a composição da granja, cuidados gerais, boas práticas no manejo dos animais, alimentação e água, gestão ambiental, boas práticas na limpeza e desinfecção, descarte de materiais e segurança do trabalhador.

 

A consultora técnica, Fernanda Oliveira, destaca que o conhecimento sobre biosseguridade na suinocultura auxilia na prevenção de doenças. “Importante os produtores aplicarem medidas de biosseguridade na granja, para manter as propriedades do estado livre de peste suína africana e febre aftosa, protegendo nosso patrimônio pecuário estadual e nacional, e evitando barreiras econômicas”.

 

Mas para quem é do Mato Grosso do Sul e quer complementar às informações sobre assuntos relacionados à pecuária, sanidade e bem-estar animal, a Famasul publica semanalmente o Release Sanitário que traz um apanhado de informações sobre o assunto para auxiliar os produtores rurais quanto às normas de biosseguridade e sanidade animal.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Famasul)

(Foto: Famasul)

VEJA TAMBÉM:

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas