Estabelecimentos ganham autorização do Mapa para comercializar produtos de origem animal

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Estabelecimentos ganharam autorização do Mapa para comercializar produtos de origem animal em todo o Brasil.

Como resultado, os estabelecimentos e produtos de origem animal registrados serão incluídos no Cadastro Geral do Sisbi-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento) passando a integrar ao sistema federal e, com isso, poderão ser comercializados em todo território nacional, ampliando mercado, gerando emprego e renda nos municípios.

 

Os municípios de Casca e São Francisco de Paula, no estado do Rio Grande do Sul, receberam a certificação durante a 45ª Expointer, em  Esteio (RS): o reconhecimento da equivalência dos Serviços de Inspeção e adesão ao Sisbi-POA  e também foram celebradas as adesões dos Consórcios Públicos Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CIV Jacuí).

Durante o evento, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, também foi assinado o termo de compromisso e participação dos Consórcios Públicos de Municípios da Região Nordeste do RS (Cirenor) e do Vale do Rio Taquari (Consisa).

 

O Sisbi-POA faz parte do Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os estados, municípios e os consórcios públicos municipais focados na inspeção e comercialização de produtos de origem animal podem obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, sendo necessário comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas têm a mesma eficiência do Ministério.

No total, integram o Sisbi-POA, 23 estados e o Distrito Federal; 14 consórcios públicos (integrados por 256 municípios) e 30 municípios individualmente.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas