Eleições Paraná: saiba as propostas do agro da candidata a governadora Vivi Motta

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A partir de  quarta-feira (21) o Portal Sou Agro também está publicando as propostas dos candidatos ao governo do Paraná voltadas ao agronegócio. São nove candidaturas registradas e cada candidato terá as ideias divulgadas pela nossa equipe. A candidata desta quinta-feira (29) é Viviane Motta Dias Neves, que registrou o nome como Vivi Motta.

Ela é do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e tem como candidato a vice-governador Diego Valdez, do mesmo partido.

 

A proposta de governo da candidata tem 100 páginas e a agricultura está presente no tópico 14 “Luta Ambiental e Reforma Agrária”. Ela afirma o compromisso de “promover a estadualização e a planificação da produção de alimentos e demais insumos de primeira necessidade. Criação de uma nova política agrícola, ecologicamente sustentável, com incentivo à produção de alimentos saudáveis, livres de transgênicos e agrotóxicos a serem disponibilizados a preços mínimos para a população. Avançar na democratização da posse da terra e garantia de sua propriedade pelos trabalhadores através do incentivo à constituição de grandes cooperativas agropecuárias visando racionalizar o sistema produtivo e ampliar a oferta de alimentos básicos.  Construção de empresas públicas para a produção de vacinas e insumos para a agricultura e agropecuária, com vistas ao atendimento da demanda do estado”.

A proposta também prevê “ampliação e reorganização popular da pesquisa e das políticas de extensão, educação e assistência permanentes, realizadas pelas universidades estaduais e federais no estado, com o objetivo de atender as necessidades das/os produtoras/es e de incentivar a produção científica popular; fortalecimento dos órgãos de abastecimento alimentar e dos estoques reguladores, visando a garantia da segurança alimentar da população. Incentivo para que a produção no campo seja reorientada conforme a perspectiva agroecológica e agroflorestal, recompondo espécies nativas, preservando os solos, as nascentes de água, os lençóis freáticos e prezando pela soberania e segurança alimentar no estado. Promoção do intercâmbio entre produtores do campo que utilizem sistemas agroflorestais, como troca de experiências e estabelecimento de feiras permanentes de trocas de semestes crioulas em todo o estado; incentivo ao desenvolvimento de sistemas de integração lavoura-pecuáriafloresta e Pastoreio Racional. Revisão da lista de agrotóxicos aptos para comércio e uso no Paraná, com o objetivo de se abolir, em longo prazo, o uso de agrotóxicos no estado e criação e ampliação de bancos de sementes crioulas em cada microrregião geográfica”.

 

A candidata cita “alimentação escolar 100% estatal com seus produtos vindos totalmente da agricultura familiar, com gestão popular e comunitária das cozinhas das escolas de todo o estado; além da criação de hortas comunitárias organizadas e geridas pelos estudantes e pela comunidade escolar em todas as escolas estaduais”.

A proposta completa você pode conferir AQUI.

Veja os demais candidatos já publicados pelo Portal Sou Agro:

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com dados do TSE)

Foto: Divulgação/PCB

 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas