Senado debate projeto que dá autonomia a agricultores sobre a propriedade

Compartilhar

#souagro| Os senadores devem analisar em plenário nesta semana proposta que cria aos agricultores autonomia sobre as propriedades. Trata-se do projeto de lei 1.293/2021, que cria o autocontrole do agronegócio com a flexibilização da fiscalização estatal.

O projeto foi aprovado pelos deputados federais e, no Senado, foi acatada pela Comissão de Agricultura sem modificações.

 

Na prática, o projeto, do governo federal, obriga empresas e agricultores donos de propriedades a criar seus próprios programas de defesa agropecuária.

O novo modelo transforma o atual sistema de defesa exclusivamente estatal em híbrido, compartilhado com os produtores.

 

O PL 1293/2021 tira a competência da vigilância sanitária. E o que chama mais a atenção é que os produtos que vão ser exportados vão ter vigilância.

O projeto dispõe sobre os programas de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária e sobre a organização e os procedimentos aplicados pela defesa agropecuária aos agentes das cadeias produtivas do setor agropecuário, institui o Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária, a Comissão Especial de Recursos de Defesa Agropecuária e o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteiras).

 

Outra informação que consta no projeto é que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e demais órgãos públicos poderão credenciar pessoas jurídicas ou habilitar pessoas físicas para a prestação de serviços técnicos ou operacionais relacionados às atividades de defesa agropecuária.

O credenciamento e a habilitação têm o objetivo de assegurar que os serviços técnicos e operacionais prestados estejam em consonância com as normas, não permitido aos credenciados ou habilitados desempenhar atividades próprias da fiscalização agropecuária que exijam o exercício específico de poder de polícia administrativa.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Agência Senado)

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.