Justiça determina que fiscais agropecuários continuem serviços de inspeção

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| A Justiça determinou que fiscais agropecuários continuem serviços de inspeção. O juiz Frederico   Botelho De Barros Viana, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, acatou na segunda-feira (12) o pedido de liminar em Mandado de Segurança feito pela Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos) contra a greve dos Fiscais Federais Agropecuários e a favor das empresas, Sindicatos e Associações filiados à entidade.

O juiz reconheceu a possibilidade de lesão irreparável e determinou que os fiscais deem continuidade aos serviços de inspeção e de fiscalização dos produtos industrializados pelas empresas frigoríficas associadas à Abrafrigo. A determinação é que os respectivos certificados sanitários sejam expedidos até o julgamento do mérito do mandado de segurança.

Todos os auditores fiscais federais foram oficiados da decisão. A Justiça determinou, também, que sejam emitidos todos os certificados sanitários, nacionais e internacionais, para produtos destinados ao mercado interno e à exportação.

 

Para a Abrafrigo, o direito de greve dos servidores públicos, embora seja uma garantia constitucional, não é ilimitado, sendo certo que compete à administração pública manter pessoal para assegurar o desenvolvimento da atividade fiscal evitando assim sua paralisação total com fechamento de empresas e risco de desabastecimento. Além disso, o desembaraço aduaneiro e as atividades de fiscalização sanitária são serviços essenciais, que não podem ser paralisados por motivo de greve de servidores.  Segundo a associação, a decisão é fundamental para restaurar a ordem e a segurança jurídica para a continuidade de serviços públicos essenciais, visando à produção e ao abastecimento de alimentos e outros produtos para a população brasileira, além de manter os fluxos do comércio internacional.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com assessoria)

Foto: Bem Paraná

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas