Paraná destaque milho

Milho 2ª safra: 20% das áreas estão colhidas no PR

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Paraná destaque milho

#souagro| O milho 2ª safra está em fase avançada de colheita. Segundo boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), 20% das áreas plantadas de milho 2ª safra foram colhidas. O relatório divulgado nesta terça-feira (12) traz também que 72% da safra estão em boas condições, 21% em condições médias e 7% em condições ruins. Da área plantada, 75% estão em fase de maturação e 25% em fase de frutificação.

Apesar dos problemas, principalmente com a cigarrinha, o Paraná mantém a estimativa de safra recorde neste ano. Segundo o Deral, o Estado fechou junho com estimativa de pequena redução na produção de milho segunda safra 2021/22. A projeção agora é que serão produzidos pouco mais de 36,2 milhões de toneladas contra 36,8 milhões previstas em maio. Mesmo com a pequena redução, trata-se de uma safra recorde. A área de plantio é de quase 10,9 milhões de hectares.

 

A previsão subjetiva da safra apresentada pelo Deral aponta que a produção de milho nesta segunda safra deve ficar em torno de 15,4 milhões de toneladas. É uma redução de 700 mil toneladas em relação à projeção inicial de 16,1 milhões de toneladas. Mas será 170% superior ao colhido na safra anterior, muito afetada pelas condições climáticas adversas, e que ficou em 5,7 milhões de toneladas.

 

Trigo

Segundo boletim novo divulgado pelo Deral, 99% das áreas foram plantadas no Estado. 95% estão em boas condições e 5% em médias condições. 77% estão em fase de desenvolvimento vegetativo, 16% em fase de floração e 2% em fase de frutificação, além de 5% em fase de germinação.

 

Feijão 2ª Safra

Do feijão segunda safra, a colheita no Estado chegou a 99%. Segundo boletim do Deral, 44% em boas condições, 23% em médias condições e 33% em condições ruins. 95% dos grãos estão em fase de maturação e 5% em fase de frutificação.

Cevada

Toda área prevista de Cevada está plantada no Estado, com 91% em boas condições e o restante em médias condições. Dos grãos, 14% estão em fase de germinação e 86% em desenvolvimento vegetativo.

 

Café e batata

54% da área plantada de café já foram colhidos. 71% dos grãos estão em boas condições, 26% em médias condições e 3% em condições ruins. 99% da safra estão em fase de maturação e 1% em fase de frutificação.

Já a batata chegou a 88% das áreas colhidas. 98% delas estão em boas condições e o restante em condição média. Da safra, 52% estão em desenvolvimento vegetativo, 25% em fase de frutificação e 23% em fase de maturação.

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Agências)

Fonte: Deral

 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas