ucrânia

Exportação de grãos é tema de conversa entre presidentes do Brasil e Ucrânia

Débora Damasceno
Débora Damasceno
ucrânia

#souagro| A conversa sobre a retomada da exportação de grãos ucranianos entre os presidentes do Brasil e da Ucrânia ocorreu nesta segunda-feira (18). A informação foi confirmada pela rede social de Volodymyr Zelensky.

Na publicação ele escreveu: “Eu o informei sobre a situação. Discutimos a importância de retomar as exportações de grãos ucranianos para evitar uma crise alimentar global provocada pela Rússia”, publicou o presidente ucraniano.

 

grãos

 

O presidente brasileiro ainda não falou sobre essa conversa, mas no domingo ele já havia mencionado que falaria com Zelensky apresentando o que ele pensa sobre o fim da guerra, sem revelar o que seria.

“Não vou propor, e quem sou eu para propor isso. Eu vou responder de acordo com o que ele perguntar. Pretendo falar para ele o que eu acho se ele perguntar para mim alguma coisa. Onde pudermos colaborar, vou dar minha opinião. Só vou dar se ele pedir”, afirmou Bolsonaro.

“Vou dar minha opinião a ele o que eu acho. A solução para o caso guerra. Eu sei como seria a solução do caso. Mas não vou adiantar. A solução do caso como acabou a guerra da Argentina com o Reino Unido em 1982? É por aí”, acrescentou o presidente brasileira.

 

Desde que a guerra começou essa foi a primeira vez que os dois presidentes conversaram.

NEGOCIAÇÕES PARA RETOMAR EXPORTAÇÕES DE GRÃOS

Na semana passada falamos aqui no Sou Agro que as negociações sobre a retomada de exportações estavam avançando, mas que no dia seguinte a Rússia atacou a Ucrânia.

Mesmo assim, logo depois a Turquia afirmou que um acordo foi firmado entre Rússia, Ucrânia e Nações Unidas para que essa retomada das exportações aconteça pelo Mar Negro e essa parceria deve ser assinada nesta semana.

 

Só relembrando que o bloqueio para exportar grãos ocorreu por conta da guerra que começou no dia 24 de fevereiro.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Agências)

 

(Foto: Reuters)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas