orgânicos

Produção de orgânicos vem conquistando cada vez mais espaço nas propriedades

Débora Damasceno
Débora Damasceno
orgânicos

A produção de orgânicos passou de uma alternativa para um caminho concreto do futuro da agricultura. E é atenta a esse movimento cada vez mais sustentável que a Fundetec tem incentivado os produtores locais a investirem nesse segmento que desponta no Brasil e no mundo.

Prova disso é que será realizado em Cascavel, o 1º Fórum de Produção de Alimentos Orgânicos, destinado a trabalhadores da área. O evento vai acontecer na próxima terça-feira (19), às 9h, no auditório da Fundetec, que fica no KM 573 da BR-277. A estimativa é que cerca de 120 pessoas participem do fórum.

Acesso a mercado para a produção de alimentos orgânicos e Soluções para a produção de alimentos serão temas abordados no evento. A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico tem buscando também empresas na região que se tornaram referência no setor de orgânicos para criar um intercâmbio com os produtores de Cascavel, que estão cada vez mais interessados nesse ramo.

No evento, uma empresa de Realeza, que tem se sobressaído na produção orgânica de mandioca, é um dos destaques e comandará uma palestra com os produtores locais.

“O objetivo é compartilhar conhecimentos e incentivar os pequenos produtores a investirem no setor e buscar novos mercados. É buscar mais uma perspectiva de ganho para os nossos produtores de orgânicos”, explica o gerente de projetos da Fundetec, Antonio Baratter.

O Programa de Valorização da Agricultura e Agroindústria do Pequeno Empreendedor Rural ou Urbano  (Provai), desenvolvido pelo Município de Cascavel, por meio da Fundetec, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e Secretaria de Agricultura (Seagri), aposta no fortalecimento da produção de alimentos orgânicos.

O programa, que atualmente atende 40 produtores rurais, certificou, no ano passado, oito produtores com o selo de produção orgânica. Além disso, 11 estão em processo de conversão, aptos para  serem auditados e receberem a obtenção do selo até o fim do ano. Outros 10 estão em processo de conversão, com algumas adequações a serem feitas para receberem o a certificação. Ainda existem 11 produtores que iniciaram o processo neste ano.

COMO SER UM PRODUTOR?
Para ser um produtor de orgânicos, é preciso seguir uma série de exigências. Entre elas a conversão do solo que varia de três a cinco anos. Neste período acontece a desintoxicação da área ser cultivada. É preciso também usar somente adubo orgânico, húmus e compostagem natural, fazer uma barreira natural em torno da área.

 

(Foto e fonte: Prefeitura de Cascavel)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas