Doenças na suinocultura estão na mira dos debates

Compartilhar

#souagro| As doenças na suinocultura serão debate do Simpósio sobre Enfermidades de Suínos, que acontecerá durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), maior evento dos setores no país, que acontecerá entre os dias 09 e 11 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

O tema virou pauta global do setor e que gerou impactos na oferta de alimentos mundial. Previsto para o segundo dia do SIAVS (10 de agosto), o Simpósio será mediado pelo Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal, e detalhará a situação da Peste Suína Africana (PSA) e ações da WOAH (antiga OIE), em apresentação da representante do órgão global, Charmaine Chng Wenya.

 

Em seguida, o auditor fiscal federal Marcelo Camargos, responsável pelo LFDA (Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária) de Minas Gerais, falará sobre diagnósticos hoje disponíveis e as estratégias para detecção da PSA – uma enfermidade da qual o Brasil é livre há quatro décadas.

Outra enfermidade que estará em pauta será a Peste Suína Clássica (PSC). Sobre ela, o auditor fiscal federal agropecuário Guilherme Zaha Takeda, chefe da divisão de sanidade dos suídeos do Ministério da Agricultura, falará sobre a situação atual e total controle da enfermidade na zona não livre hoje no Brasil.

 

Abordando outras enfermidades, Fabio Vanucci, da Universidade de Minnesota, tratará da Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS) e da Diarreia Epidêmica dos Suínos (PED).

Fechando a programação de palestras, Lia Treptow Coswig, auditora fiscal federal da Coordenação de Assuntos Especiais do Ministério da Agricultura, falará dos desafios para o controle de javalis no Brasil – ponto relevante para a manutenção do status sanitário nacional.

 

“O Simpósio sobre Enfermidades na Suinocultura será um mergulho nas questões mais relevantes para a saúde animal, abordando desde a crise sanitária global de PSA até o fundamental e necessário controle da população de javalis, que é um ponto crítico e demanda total atenção.  A participação do Secretário José Guilherme reforçará ainda mais o peso dos debates no evento”, ressalta Ariel Antônio Mendes, coordenador da programação do SIAVS.

SOBRE O SIAVS

Realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o principal encontro da avicultura e da suinocultura do Brasil será ainda maior que sua edição anterior, realizada em 2019. Sua área comercial foi expandida em 30%, adicionando novos anexos ao espaço tradicionalmente ocupado pela feira. A comercialização de espaços já foi praticamente encerrada.

 

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. O peso político do evento é outro diferencial. São esperadas autoridades dos poderes executivos e legislativos nacionais e dos estados, ampliando o papel do evento como principal ponto de debate dos rumos dos setores.

Em 2019, o evento recebeu mais de 20 mil visitantes de 50 países, com mais de 170 expositores. Nas dezenas de salas do congresso ocorreram as apresentações de mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países para 2,4 mil congressistas. Saiba mais AQUI.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Assessoria Siavs)

 

(Foto: Envato)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.