GADO

Dezenas de cabeças de gado contrabandeadas da Argentina são apreendidas no Paraná

Débora Damasceno
Débora Damasceno
GADO

#souagro| Em abril nós falamos aqui no Sou Agro sobre a preocupação do contrabando de gado vindo da Argentina para o Brasil. Na época, a Operação Boi Viajante da Polícia Federal no Paraná e Santa Catarina foi deflagrada com foco no contrabando de gado vindo da Argentina para o Brasil. As investigações apontaram que aproximadamente 5,7 mil bovinos entraram ilegalmente no Brasil por meio de propriedades localizadas na divisa entre os dois países, o valor estimado ultrapassava os R$ 14 milhões.

Só que agora, quase três meses depois, a polícia flagrou um novo contrabando de gado, desta vez, no sudoeste do Paraná. Isso não significa que haja ligação com o mesmo grupo da operação anterior, mas o crime é o mesmo.

ASSISTA O VÍDEO:

 

A situação foi a seguinte: a Polícia Militar de Santo Antônio do Sudoeste recebeu denúncias de que uma carga que veio da Argentina, sairia de uma propriedade rural. Com essas informações, as equipes iniciaram as buscas para localizar os veículos que fariam o transporte dos animais nesta segunda-feira (25).

 

GADO

 

 

A polícia flagrou dois caminhões saindo do local informado pela denúncia em Santo Antônio do Sudoeste. Os motoristas seguiram viagem pela BR 163 e o acompanhamento policial começou até abordagem que ocorreu na cidade de Pranchita.

“Por volta das 4h30 da manhã de hoje a equipe de serviço de Santo Antônio do Sudoeste recebeu informações que no Morro do Calvário, divisa da Argentina estaria sendo atravessado uma carga de boi. Inicialmente juntamente com a equipe da inteligência da Polícia Militar, foi deslocado ao local onde que foi monitorado sendo que por volta das 4h50 da manhã foi avistado dois caminhões carregados saindo em direção a BR 163 sendo realizada a abordagem aos caminhões os quais estão carregados com 39 cabeças de gado sem GTA de transporte de guia animal”, detalhou o Sargento da PM, Valdir Antônio Rhoden Sturm.

 

Na abordagem três homens de 46, 39 e 42 anos foram presos. Dentro de dois caminhões foram localizadas 39 cabeças de gado contrabandeadAs da Argentina em condições de abate, 20 estavam em um veículo e 19 no outro.

gado

Os suspeitos foram questionados sobre a documentação necessária para transportar animais, a Guia de Trânsito Animal – GTA, eles disseram que não possuíam os documentos e depois de algumas contradições, admitiram que os animais eram de origem Argentina. Aos policiais os homens disseram ainda, que levariam a carga até Umuarama no Paraná.

Os presos, os veículos e animais foram levados para à sede da 3ª Cia PM. Depois disso, os envolvidos foram conduzidos à sede da Polícia Federal em Cascavel. Os animais foram deixados sob responsabilidade da Adapar, e os veículos entregues na Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste.

“Os veículos foram apreendidos e os autores encaminhados a sede da terceira companhia onde foi feito contato com os demais órgãos, Polícia Federal, Receita Federal e os quais deram o destino  das providências referentes aos animais. Os autores foram encaminhados à delegacia de polícia federal de Cascavel para serem autuados em flagrante e pelo contrabando de gado”, detalhou o policial.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

 

 

(Fotos: Reprodução PM)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas