grãos

Ataque de mísseis em porto da Ucrânia ameaça retomada da exportação de grãos

Débora Damasceno
Débora Damasceno
grãos

#souagro| Nós falamos aqui no Sou Agro que na última sexta-feira (22) o acordo para retomada de exportações de grãos da Ucrânia foi assinado. Acontece que no fim de semana, menos de 24 horas após a assinatura, dois mísseis russos destruíram diversas estruturas no porto de Odessa, na Ucrânia, onde estão guardadas milhões de toneladas de grãos.

As forças ucranianas interceptaram outros dois mísseis em meio a ataques intensificados em todo o país. Nas primeiras horas da manhã, o aeródromo militar e várias estruturas ferroviárias na região central de Kirohovrad também foram atacados. Há relatos de que a operação deixou mortos e feridos.

 

Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, voltou a ser atacada neste sábado. O prefeito descreveu os bombardeios como de grande potência.

RETOMADA DA EXPORTAÇÃO DE GRÃOS AMEAÇADA

Mesmo após os ataques a Ucrânia mantém esforços para retomar as exportações de grãos nos portos do Mar Negro sob um acordo destinado a aliviar a escassez global de alimentos, mas alertou que as entregas pode ser prejudicadas, caso mais mísseis russos atinjam Odessa.

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, denunciou o ataque ao porto como uma “barbárie” que mostrou que não se pode confiar em Moscou para implementar um acordo selado apenas um dia antes com mediação da Turquia e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Militares ucranianos, citados pela emissora pública Suspilne, disseram que os mísseis russos não atingiram a área de armazenamento de grãos do porto nem causaram danos significativos. Kiev disse que os preparativos para retomar os embarques de grãos estão em andamento.

“Continuamos os preparativos técnicos para o lançamento das exportações de produtos agrícolas de nossos portos”, disse o ministro da Infraestrutura, Oleksandr Kubrakov, em uma publicação na internet.

 

Segundo os militares ucranianos, dois mísseis Kalibr disparados de navios de guerra russos atingiram a área de uma estação de bombeamento no porto e outros dois foram abatidos pelas forças de defesa aérea.

A Rússia disse neste domingo que suas forças atingiram um navio de guerra ucraniano e um armazém de armamentos em Odessa com mísseis de alta precisão.

O ACORDO

O acordo assinado por Moscou e Kiev na sexta-feira (22) foi saudado como um avanço diplomático que ajudaria a conter a disparada global dos preços dos alimentos, restaurando os embarques de grãos ucranianos para 5 milhões de toneladas por mês, nível anterior à guerra. Mas o assessor econômico de Zelenskiy alertou hoje que o ataque a Odessa sinalizava que isso poderia estar fora de alcance. Oleh Ustenko disse que a Ucrânia pode exportar 60 milhões de toneladas de grãos nos próximos nove meses, mas caso as operações de seus portos sejam afetadas, isso levaria até 24 meses.

(Débora Damasceno/Sou Agro com informação da Reuters)

 

(Foto: Reuters)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas