Cultivares de alta perfomance estarão no Show Rural de Inverno

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro|  Quarenta cultivares das principais opções de cultivo do inverno vão ser apresentadas durante a terceira edição do Show Rural Coopavel de Inverno. Os visitantes vão conhecer o melhor do trigo, triticale, aveia e plantas de cobertura em evento agendado para o período de 23 a 25 de agosto, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

“As empresas têm muito a mostrar, porque o volume de recursos destinados à pesquisa e ao melhoramento genético dessas cultivares aumentou muito nos últimos anos, e os resultados são incríveis. Triticultores, técnicos, filhos de agricultores e acadêmicos encontrarão o melhor das culturas de inverno durante o evento”, afirma o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. “O trigo experimenta um momento especial no Brasil e os preços se manterão em alta diante da crescente demanda”, destaca.

 

O avanço da cultura e as projeções de vários órgãos de pesquisa e de acompanhamento de mercado indicam que em alguns anos o Brasil poderá ser autossuficiente na produção de trigo. “Essa condição vai ampliar as possibilidades de uma cadeia econômica importante, que trará mais renda aos produtores e às indústrias e mais empregos aos trabalhadores”.

Há também esforços do governo, por meio da Embrapa, para estimular o trigo em outras regiões do País. Atualmente, os estados do Sul respondem por 90% da produção nacional do grão.

 

Vinte e nove das cultivares apresentadas durante o Show Rural de Inverno serão de trigo. Dessas, 25 destinadas ao consumo humano e quatro à alimentação animal. Pelo menos dez dessas variedades alcançam produtividade superior a seis mil quilos por hectare, quase o dobro da média de 3,4 mil quilos da Argentina, que devido ao clima e solo está entre os principais produtores da cultura no mundo. O evento mostrará ainda cultivares de triticale, aveia e plantas de cobertura.

A terceira edição do evento contará com a participação de 15 expositores, empresas que estão integradas à cadeia das culturas de inverno. Outra atração diária será a palestra do consultor de mercados Vlamir Brandalizze, um dos maiores especialistas em temas do agronegócio brasileiro.

 

Acesso gratuito

A visitação ao parque da Coopavel, no km 577 da BR-277, acontecerá diariamente a partir das 8h30. O acesso ao parque, bem como o uso do estacionamento, é gratuito. O restaurante vai funcionar durante os três dias, o que permitirá potencializar a circulação e o acesso dos visitantes aos conhecimentos que serão disponibilizados, ressalta o coordenador geral do Show Rural Coopavel de Inverno, o agrônomo Rogério Rizzardi.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas